Município abre duas estações de metro para acolher sem-abrigo nas noites de frio

Perante a previsão de temperaturas abaixo dos 3º durante as próximas 48 horas, a Câmara do Porto ativa o nível amarelo do Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. Nas noites de hoje e quarta-feira estarão abertas as estações de metro do Campo 24 de Agosto e da Casa da Música.
Este é o segundo patamar, de quatro, do plano que inclui medidas a operacionalizar por uma equipa multidisciplinar.
"Hoje, o senhor comandante municipal da Proteção Civil propôs escalar [o plano] para o nível amarelo. Estamos no nível amarelo porque temos previsões, para os próximos dois dias, de temperaturas iguais ou inferiores a 3º", explicou a vereadora da Proteção Civil, Catarina Araújo, em conferência de imprensa, no átrio da Câmara do Porto.
Além das duas estações de metro, referiu a autarca, "estará ainda aberto o Centro de Acolhimento de Emergência (CAE) Joaquim Urbano, que terá 30 camas disponíveis". A Proteção Civil, "em articulação com um conjunto de entidades, em particular o Departamento Municipal de Coesão Social, com a sua equipa de voluntários, estará hoje no terreno, tal como a Polícia Municipal (PM) e os Sapadores Bombeiros (RSB)", adiantou a vereadora. Em caso de necessidade, as equipas também vão assegurar transporte.
O Município assegurará a sinalização de todas as pessoas acolhidas no CAE de forma a prestar apoio social e efetuar os encaminhamentos que se revelem necessários.
Neste sentido, "está prevista uma equipa mista de mais 20 pessoas que estará no terreno, em rotas já definidas, testadas e operacionalizadas, e que pode encaminhar as pessoas que assim queiram”, quer para as estações de metro, quer para o Centro Joaquim Urbano, notou Catarina Araújo.
Por sua vez, o comandante dos Sapadores Bombeiros do Porto, Carlos Marques, esclareceu que todas as entidades envolvidas vão receber um briefing, que se vai realizar ao início da noite desta terça-feira, no Centro de Gestão Integrada. Partem para o terreno por volta das 21h30.
"Temos duas rotas definidas: rota da Baixa e rota da Boavista. Vamos ter as equipas multidisciplinares que fazem estas rotas e levam bebidas quentes, cobertores e uma palavra amiga. Convidam as pessoas que queiram a deslocar-se para o centro de Joaquim Urbano ou para as duas estações de metro. A escolha destas estações tem a ver com a proximidade das rotas e com o conforto que trazem. Por exemplo, a [estação] do Campo 24 de Agosto tem uma galeria com condições térmicas bastante boas", notou o responsável.
A ação, desencadeada pelo Departamento de Coesão Social, conta com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil, da PM e do RSB, em matéria de disponibilização de recursos e veículos e, no caso dos Sapadores, na prestação de primeiros socorros.
O Município do Porto manter-se-á atento às informações partilhadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera no que diz respeito a alterações das previsões meteorológicas, adaptando, se necessário, o nível do Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.

 

Fonte: CM Porto
Foto: Agência Ecclesia


 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Porto Coffee Week regressa à cidade com aromas de café de todo o mundo
1/10/2025
HURRA! VAMOS RISCAR OS MANUAIS?
30/09/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025