30 Oct 2024, 9:03
173
O Município do Porto esteve presente na 40ª assembleia geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que decorreu, na semana passada na Ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe. A vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, participou nos trabalhos, destacando as iniciativas que, neste âmbito, a autarquia tem vindo a desenvolver.
Na reunião magna participaram mais de duas dezenas de cidades de língua portuguesa, oriundas dos quatro continentes, e ainda empresas associadas da associação. Esta assembleia geral marcou também a passagem de testemunho de liderança da UCCLA, de Vitor Ramalho para Luís Campos Ferreira.
A este propósito, a vereadora do Turismo e Internacionalização destacou o trabalho desenvolvido por Vitor Ramalho, "a quem expressamos o nosso profundo agradecimento pelos 12 anos de serviço à UCCLA", e congratulou-se com a eleição do novo presidente da organização, Luís Campos Ferreira, "a quem já tivemos a oportunidade congratular e expressar votos de bom mandato".
O Porto aderiu à UCCLA em 2026. "Em tempos de desafios globais, a participação ativa do Porto a esta rede reforça a sua posição como cidade inovadora, solidária e internacionalizada, comprometida com o desenvolvimento sustentável e a valorização da língua e da cultura portuguesa", sublinhou Catarina Santos Cunha, que teve também a oportunidade de trocar impressões com o anfitrião da reunião, Filipe Nascimento, presidente do Governo Regional do Príncipe, tendo reforçado "o intuito de cooperar no desenvolvimento de projetos comuns".
Fonte/Foto: CM Porto