21 Jun 2023, 0:00
194
A Câmara do Porto sensibilizou, durante uma semana, para o silêncio da movida. Foi a um de junho que a autarquia colocou cinco cartazes que sensibilizavam para o silêncio na noite do Porto. De acordo com o Público, esses cartazes foram recolhidos no dia oito de junho e os moradores questionam agora a duração deste apelo.
Segundo o mesmo jornal, os cinco cartazes foram colocados no chão com barras metálicas. Podiam ser encontrados em Cedofeita, na Cordoaria, no Passeio das Virtudes e na Rua dos Mártires da Liberdade.
Em cada cartaz podia ler-se o seguinte: “Gostamos de festa, mas respeitamos os moradores. A partir das 22h. Diverte-te e respeita o Porto”.
Ao Público, a Câmara adiantou que os cartazes de sensibilização não vão voltar a ser colocados nas ruas do Porto, o que leva os moradores a questionar qual o objetivo da ação, visto que os painéis ficaram apenas uma semana.
Já a autarquia garante que a ação de sensibilização cumpriu com os objetivos. “A campanha de sensibilização em causa foi um projeto-piloto, que, enquanto teste, surtiu o efeito desejado ao colocar a tónica numa questão que, para todos, é primordial: a sã convivência entre frequentadores de atividades de lazer noturno e moradores na designada ‘Movida do Porto’. Porém, com a chegada da tempestade Óscar, na semana passada, houve a necessidade de retirar as estruturas da via pública”.