Município do Porto solidário com vítimas das cheias no estado brasileiro de Rio Grande do Sul

Está decretado o estado de calamidade no Rio Grande do Sul devido ao temporal que afeta aquele estado brasileiro desde quinta-feira. Este sábado, o presidente da Câmara do Porto contactou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, para manifestar a solidariedade da cidade com as vítimas do desastre.

"As cheias que assolam o estado brasileiro de Rio Grande do Sul devem merecer a nossa preocupação. Por isso, ao ligar para o prefeito de Porto Alegre para manifestar a solidariedade da cidade do Porto, ele pediu-me que divulgasse a campanha de apoio e angariação de fundos. Vamos todos ajudar este nosso povo irmão", apelou Rui Moreira.

De acordo com a Defesa Civil brasileira, os dados mais recentes apontam para, pelo menos, 55 mortos, 107 feridos e 74 desaparecidos. Mais de 82 mil pessoas estão fora de suas casas, tendo sido realojadas em abrigos ou casas de familiares.

Com 317 municípios do Rio Grande do Sul a registar algum tipo de ocorrência relacionada com o temporal, o fenómeno de chuvas torrenciais já afetou mais de 510 mil pessoas. Citado pela imprensa brasileira, o governador daquele estado, Eduardo Leite, sublinha que “os números podem mudar substancialmente ao longo dos próximos dias, na medida em que a gente consiga acessar as localidades”.

O temporal afetou, também, a infraestrutura viária do Rio Grande do Sul, com bloqueios - parciais ou totais - em quase duas centenas de troços, e deixou cerca de 370 mil casas sem energia elétrica.

 Em Porto Alegre, o lago Guaíba chegou a ultrapassar os cinco metros, alagando as ruas, e o Aeroporto Salgado Filho foi encerrado. Quatro das seis estações de tratamento de água estão fora de funcionamento.

De acordo com os meteorologistas, o fenómeno está associado a correntes intensas de ventos, a um corredor de humidade vindo da zona da Amazónia (que aumenta a força da chuva) e a um bloqueio atmosférico, decorrente das ondas de calor. Tudo agravado pelas alterações climáticas e com previsão para continuar nos próximos dias.

Como gesto de apoio e solidariedade, a Câmara do Porto partilha os dados para quem se queira associar à campanha do Município de Porto Alegre de angariação de fundos para ajuda às vítimas:

MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE

(selecionar Brasil como país de destino)

IBAN: BR48 0036 0305 0282 2000 0713 361C 1

Swift: CEFXBRSP

Chave Pix: CNPJ 929635600000160

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Portugal não é um país laico, mas sim um Estado não confessional
9/05/2025
AdEPorto impulsiona a transição energética no Norte de Portugal com projetos inovadores
9/05/2025
Turismo na cidade do Porto continua a mostrar sinais de crescimento
9/05/2025
Município avança com estabilização do Talude do Bairro Capela
8/05/2025
Voto antecipado decorre este domingo no Super Bock Arena
8/05/2025
Baixa portuense repleta de estudantes que encerram mais um capítulo da vida académica
7/05/2025
"Não se avançar com transporte fluvial no Rio Douro é um desperdício”, diz Moreira
7/05/2025
Ruas da Freguesia de Ramalde condicionadas ao trânsito
6/05/2025
Portugal não é um país laico, mas sim um Estado não confessional
9/05/2025
AdEPorto impulsiona a transição energética no Norte de Portugal com projetos inovadores
9/05/2025