Município encaixa cerca de 20,9 milhões de euros provenientes da Taxa Turística

Em 2024, a Taxa Municipal Turística, que representa a cobrança de um valor fixo por cada dormida em alojamentos na cidade, representou um encaixe financeiro de cerca de 20,9 milhões de euros nos cofres da Câmara do Porto. Valor reflete subida de 8,13% face ao ano anterior, cuja receita liquidada havia atingido os 19,2 milhões de euros.
Este encaixe representa um reforço do orçamento municipal, permitindo ao Município continuar a assegurar o Porto como um destino de referência sustentável, atuando em matéria de segurança de pessoas e bens, manutenção do espaço público, limpeza e higiene urbana e sinalética. Ao mesmo tempo, oferece condições para uma crescente aposta ao nível cultural, artístico, de lazer, urbanístico e de parque habitacional.
Recorde-se que, a partir de 1 de dezembro, a Taxa Municipal Turística cobrada nos alojamentos da cidade passou de dois para três euros. Prevê-se, assim, que, com o número de dormidas a manter-se, a receita em 2025 seja de, pelo menos, 30 milhões de euros.
A autarquia acredita que "a nova estratégia de dispersão de fluxos turísticos para outras zonas da cidade e, complementarmente, algumas medidas ao nível de crescimento sustentável do alojamento local contribuíram para consolidar o crescimento do aumento do número de hóspedes e de dormidas".
Ao nível dos proveitos, entre janeiro e outubro do ano passado, os turistas que visitaram o Porto gastaram mais de 435 milhões de euros em alojamentos turísticos da cidade, o que representa um aumento de mais de 12% nas receitas, comparativamente com o mesmo período de 2023.
Ainda em termos de receitas, e no mesmo período homólogo, há a registar um aumento de 2,1% no valor das transações com cartões de crédito estrangeiros, o que equivale a 479 milhões de euros transacionados entre janeiro e setembro deste ano, mais dez milhões relativamente a 2023.
A par disto, a aposta na diversificação e qualificação da oferta turística, com o objetivo de captar novos mercados internacionais, contribui para o crescimento destes valores. Espanha continua a ser o principal país de origem dos visitantes, mas os Estados Unidos confirmam o seu posicionamento em segundo lugar do top 10, seguindo-se a França e o Reino Unido.
Acresce, ainda, o foco do Município do Porto no diálogo e na articulação com várias entidades nacionais e internacionais ao nível da conectividade aérea, com a captação de novas companhias e rotas aéreas para o destino.


Fonte/Foto: CM Porto


 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A magia das luzes de Natal chegam este sábado à Avenida dos Aliados
26/11/2025
Arrancou a obra do elevador que ligará a Rua da Restauração aos Jardins do Palácio de Cristal
26/11/2025
“UM ERRO” NA ALEMANHA OU CORRUPÇÃO?
25/11/2025
Histórico Shopping Brasília comemora 49 anos a pensar no futuro
25/11/2025
Veículos pesados vão deixar de pagar portagens na CREP para aliviar trânsito na VCI
25/11/2025
“Insuficiência dos apoios atribuídos ao cuidador principal” do cancro pediátrico
24/11/2025
Bicampeões Nacionais de Hóquei em Patins derrotados em Lisboa
24/11/2025
A Beleza da Liturgia e o Êxodo dos Fiéis
21/11/2025
A magia das luzes de Natal chegam este sábado à Avenida dos Aliados
26/11/2025
Arrancou a obra do elevador que ligará a Rua da Restauração aos Jardins do Palácio de Cristal
26/11/2025