25 Jul 2023, 0:00
149
O Executivo municipal deliberou por unanimidade, na reunião de Câmara de segunda-feira, apoiar com 60 mil euros a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Portuenses (AHBVP).
O apoio concedido pelo Município insere-se no âmbito da ação complementar de socorro prestada em conjunto com o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB), conforme a proposta assinada pela vereadora dos Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Proteção Civil, Catarina Araújo.
“Com efeito, mediante acionamento do Centro de Gestão Integrada (centro de coordenação operacional do Município do Porto), e em articulação com o Regimento de Sapadores de Bombeiros, sempre que a ocorrência o justifica, os operacionais dos Bombeiros Voluntários Portuenses intervêm de imediato contribuindo assim para o reforço da capacidade operacional de resposta no âmbito da proteção e socorro existente na cidade”, lê-se no documento.
Mais acrescenta que o pedido de auxílio partiu dos Bombeiros Voluntários Portuenses que solicitou “um apoio de natureza financeira para sustentar as despesas com a atividade de socorro, invocando comprovadas dificuldades na obtenção de receitas, tendo em conta o recente aumento da inflação que está a ser sentido na generalidade, nomeadamente nos encargos fixos e no material consumível que é utilizado pelas corporações de bombeiros”.
O Município do Porto considera, ainda que “esta disponibilidade permanente de serviço de socorro complementar, na área da proteção e socorro, representa uma atividade de relevante interesse municipal, que deverá apoiar”, releva a proposta.
Recorde-se que em abril passado, o Executivo municipal também aprovou por unanimidade um apoio de igual valor à Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto.