13 Mar 2022, 0:00
317
Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto” traça uma radiografia da história e importância da Rua Mouzinho da Silveira na cidade do Porto. Uma exposição do geógrafo Álvaro Domingues e do arquiteto Ivo Poças Martins, patente na Casa do Infante até 11 de setembro.
A emblemática rua terá dado os primeiros passos em 1872, quando o diretor Geral da Secretaria da Câmara Municipal do Porto, Luís Antonio Nogueira, apresentou a “Planta do Projecto da Rua da Biquinha parallela à rua das Flores” para “ligar o Largo da Feira de S. Bento com a Rua de S. João”, avança a empresa municipal Ágora.
Este é ponto inicial da nova exposição do Museu da Cidade, “Mouzinho: da Ribeira ao Aeroporto”, que traça a radiografia de uma das principais artérias da cidade, a partir da documentação existente, numa viagem que faz cruzar tempos, lugares, cidadãos e práticas urbanas e socioculturais.
Da Ribeira a S. Bento, a exposição ilustra e acompanha as grandes ruturas tecnológicas do seu tempo, produzindo uma espacialidade que durante quase um século contribuiu para fixar um centro, entretanto deslocado da Ribeira para a Baixa do Porto.
A partir desta documentação, o geógrafo Álvaro Domingues e o arquiteto Ivo Poças Martins desenham o retrato de uma cidade em movimento e em constante evolução, numa viagem pela história mais ou menos recente da cidade.
Álvaro Domingues é geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e publica com regularidade sobre temáticas relacionadas com a geografia urbana, o urbanismo e a paisagem.
Já Ivo Poças Martins é arquiteto com uma prática que se expandiu para diversas áreas, como o desenho, a escrita e a cenografia, entre outros.
A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h30, com entrada livre.