Em
O Primeiro de Janeiro

4 Jun 2025, 7:39

107

Museu de Arte Contemporânea de Serralves conquista prémio de museu português do ano

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves foi distinguido com o prémio Museu do Ano 2025, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Da vasta lista de premiados consta também o Museu do Porto e outras instituições da cidade. Já no ano passado, o principal prémio da associação tinha sido atribuído a um espaço museológico da cidade: o Museu Nacional de Soares dos Reis.

A cerimónia – que acontece no ano do 60.º aniversário da APOM - decorreu no Cineteatro Louletano, em Loulé. O Museu do Porto foi contemplado com uma menção honrosa, na área de Projeto de Educação e Mediação Cultural, com o “Dia do Vizinho” e prémio Edições, com “A urgência da cidade: o Porto e 100 amos de Fernando Távora”.
 

O principal prémio do palmarés, com 26 categorias, foi para Museu de Arte Contemporânea de Serralves, desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira para os espaços da Quinta de Serralves, adquiridos pelo Estado.

Inaugurado em 1999, no âmbito da criação da Fundação de Serralves, abriu com a exposição "Circa 1968", reunindo obras de arte que exploravam as temáticas e as influências culturais daquela época - como a contestação e a busca por novas formas de expressão artística -, possui uma coleção na qual estão representados alguns dos principais artistas da década de 1960 até à atualidade.

No ano passado, quando completou 30 anos, o Museu de Serralves aumentou o espaço expositivo com a inauguração da nova Ala Álvaro Siza, projetada pelo arquiteto, e expandiu o seu acervo com o depósito de mais arquivos, como os do artista Julião Sarmento e do colecionador e galerista Mário Teixeira da Silva.

Situado no Parque de Serralves, o museu, que na sua disposição estabelece um diálogo com a Casa de Serralves e os jardins envolventes, possui 14 salas de exposições distribuídas por três pisos, com biblioteca, livraria e auditório.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da APOM, João Neto, indicou que o júri justificou a escolha pela "excelência da apresentação das obras da Coleção de Serralves", a par da "qualidade da visão do museu e o seu impacto na sociedade" portuguesa.

Este ano, outras instituições museológicas da cidade foram também premiadas, como o Museu Nacional Soares dos Reis – menção honrosa parceria, com o projeto "Afinidades", prémio exposição temporária, com “Centro de Arte Contemporânea – 50 anos: A Democratização Vivida”, prémio incorporação, com a doação da coleção Cândida e Vasco Duarte Silva, prémio edições, com o catálogo digital “Raisonné”, da artista Aurélia de Souza (1866-1922) –, o Tribunal da Relação do Porto, com o prémio coleção visitável (Museu do Conflito), e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, com o prémio instituição.

 

 

Fonte: CM Porto
Foto: Andreia Merca

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Mercado do Bolhão recebe Pianofest esta quarta-feira
30/07/2025
U.Porto tem 156 investigadores entre os melhores do mundo
30/07/2025
A DITADURA DOS ALGORITMOS E O REGRESSO À LEITURA
29/07/2025
Sete ruas na freguesia de Ramalde vão entrar em obras durante dois anos
29/07/2025
Gastão Elias volta a vencer o ITF M25 no Porto cinco anos depois
29/07/2025
FC Porto Vintage conquista Liga Portugal Legends
28/07/2025
Transportadora Azul transportou mais de 14 mil passageiros do Porto para Campinas
28/07/2025
Boavista confirma Inscrição na I Divisão da AF Porto para 2025/26
25/07/2025
Mercado do Bolhão recebe Pianofest esta quarta-feira
30/07/2025
U.Porto tem 156 investigadores entre os melhores do mundo
30/07/2025