28 Aug 2023, 0:00
254
O espírito de celebração dos 130 anos do FC Porto e do 10.º aniversário do Museu Futebol Clube do Porto, assinalados a 28 de setembro, vai pontuar eventos, atividades e, até mesmo, a experiência premiada do Tour FC Porto (Museu + Estádio). Mas o nono mês do ano também traz ‘Gomes’, nova exposição temporária para visitar na Sala Multiusos, e a 50.ª noite do Dar Letra à Música, com os Blind Zero como convidados muito especiais, entre outros momentos altos na programação.
Aliás, tudo começa no Objeto do Mês (dias 1 a 30), uma preciosidade daquelas de fazer encher o peito de orgulho: as Chaves da Cidade do Porto. A escolha é mesmo simbólica, pois projeta bem a identidade partilhada pelo clube e a cidade desde 1893, além de abrir portas ao conhecimento do passado e a curiosidades que sobressaem na memória.
O Bibota de Ouro Fernando Gomes deixou um legado fabuloso para rever ou descobrir na exposição temporária ‘Gomes’. A história é contada quase na totalidade na primeira pessoa e está recheada de títulos, golos, emoções e muitas memórias da vida desportiva e não desportiva do antigo avançado e dirigente do clube. Objetos selecionados nas coleções do próprio Fernando Gomes e do Museu, como as Botas de Ouro que calçam para sempre o maior goleador de todos os tempos do FC Porto, também fazem parte do discurso expositivo. O evento abre ao público a 29 de setembro – dia, aliás, que não foi escolhido por acaso: 2 de Bibota e 9 de eterno camisola nove dos Dragões.
Antes, no serão do dia 27, o palco da abertura da sétima temporada do Dar Letra à Música (DLAM) pertence aos Blind Zero. Até agora, não havia convidados repetidos nas noites de entretenimento puro do Museu FC Porto, mas com o DLAM a chegar às 50 sessões, e já em ambiente de celebração dos 10 anos do Museu e dos 130 do FC Porto, há carga simbólica neste regresso excecional e propositado da banda de Miguel Guedes ao Auditório Fernando Sardoeira Pinto, depois da passagem em 1 de outubro de 2015 (Dia Mundial da Música), precisamente, na primeira sessão do Dar Letra à Música.
No dia 23, as Jornadas Europeias do Património, evento com chancela da União Europeia, abrem caminho a uma visita orientada Pegada Artística do Dragão. Depois, no dia 27, há quatro visitas ao Museu em quatro idiomas diferentes – inglês, alemão, francês e espanhol (castelhano) – para assinalar o Dia Mundial do Turismo.
As oficinas Há Estrelas no Museu (dia 28) e Ouro sobre Azul (dia 30) são atividades com a marca de referência do Serviço Educativo e destacam-se na programação dirigida, especialmente, aos mais novos e às famílias. Os sucessos Música com Dragõezinhos – Bandas Sonoras (dia 3) e Histórias com Magia para Dragõezinhos – A Escola dos Mágicos (dia 23) juntam-se a estas propostas.
Num mês de celebrações, a visita orientada Museu FC Porto – Especial Aniversário (dia 28) será uma forma bem diferente de percorrer a história e saber um pouco mais sobre a fundação do clube. E as campanhas 10.º Aniversário do Museu FC Porto (dias 23 a 30, desconto de 50% cento para Sócios do FC Porto e promoção ‘4 por 3’ para público geral) e Dia do Estudante – Férias de Verão (dias 2 a 10, bilhetes a 5 euros só para estudantes) serão perfeitas para viver experiências Tour FC Porto.
Setembro tem, ainda, vistas para as últimas semanas da exposição temporária Humano, ainda demasiado humano (dias 1 a 30). No Espaço João Espregueira Mendes (EJEM), a mostra reúne obras selecionadas pelo curador Miguel von Hafe Pérez na coleção de arte contemporânea Norlinda e José Lima. A entrada é livre.