Música de câmara e neurociências em destaque no Porto e em Lisboa

Ciclo Music4l-Mente regressa com concerto do Quarteto Cosmos e uma intervenção de Maria Majno, vice-presidente da Fundação Mariani para a Neurologia Pediátrica.

O ciclo de concertos Music4l-Mente traz a Portugal o Quarteto Cosmos para uma interpretação de obras de Robert Schumann e Maurice Ravel, após uma intervenção de Maria Majno, vice-presidente da Fundação Mariani para a Neurologia Pediátrica, dedicada ao tema “Género e Música. O som prometedor de águas novas em velhos moinhos”. O concerto terá lugar no dia 21 de abril, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto. No dia seguinte, o evento repete-se no Teatro Thalia, em Lisboa. 
O Music4l-Mente explora o cruzamento entre a música de câmara e as neurociências. A relação íntima entre a música e o cérebro é abordada em concertos de quartetos de cordas que interpretam obras de referência de grandes compositores, precedidos de intervenções de investigadores e convidados de renome internacional. O primeiro evento deste ciclo decorreu em novembro passado, com um concerto do Quarteto Michelangelo com o pianista Filipe Pinto-Ribeiro e um prelúdio de Barbara Tillmann, e, já em fevereiro deste ano, o concerto do Quarteto Hermés teve um prelúdio científico do neurocientista Nuno Sousa. 
O ciclo Music4l-Mente tem curadoria de Filipe Pinto-Ribeiro e resulta de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Teatro Nacional São João e a DSCH – Associação Musical. A comissão científica do ciclo é composta por António Damásio, Barbara Tillmann, Hanna Damásio, Maria Majno, Nuno Sousa e Stefan Kölsch. 
O concerto de quinta-feira, no Mosteiro de São Bento da Vitória, tem início às 19h00, e o concerto de sexta-feira, no Teatro Thalia, começa às 21h00.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024