19 Apr 2022, 0:00
154
Ciclo Music4l-Mente regressa com concerto do Quarteto Cosmos e uma intervenção de Maria Majno, vice-presidente da Fundação Mariani para a Neurologia Pediátrica.
O ciclo de concertos Music4l-Mente traz a Portugal o Quarteto Cosmos para uma interpretação de obras de Robert Schumann e Maurice Ravel, após uma intervenção de Maria Majno, vice-presidente da Fundação Mariani para a Neurologia Pediátrica, dedicada ao tema “Género e Música. O som prometedor de águas novas em velhos moinhos”. O concerto terá lugar no dia 21 de abril, no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto. No dia seguinte, o evento repete-se no Teatro Thalia, em Lisboa.
O Music4l-Mente explora o cruzamento entre a música de câmara e as neurociências. A relação íntima entre a música e o cérebro é abordada em concertos de quartetos de cordas que interpretam obras de referência de grandes compositores, precedidos de intervenções de investigadores e convidados de renome internacional. O primeiro evento deste ciclo decorreu em novembro passado, com um concerto do Quarteto Michelangelo com o pianista Filipe Pinto-Ribeiro e um prelúdio de Barbara Tillmann, e, já em fevereiro deste ano, o concerto do Quarteto Hermés teve um prelúdio científico do neurocientista Nuno Sousa.
O ciclo Music4l-Mente tem curadoria de Filipe Pinto-Ribeiro e resulta de uma parceria estabelecida entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Teatro Nacional São João e a DSCH – Associação Musical. A comissão científica do ciclo é composta por António Damásio, Barbara Tillmann, Hanna Damásio, Maria Majno, Nuno Sousa e Stefan Kölsch.
O concerto de quinta-feira, no Mosteiro de São Bento da Vitória, tem início às 19h00, e o concerto de sexta-feira, no Teatro Thalia, começa às 21h00.