Na sequência de uma reportagem da SIC, Vereador da Câmara do Porto demite-se do movimento de Rui Moreira

O vereador da Câmara Municipal do Porto, Ricardo Valente, apresentou a demissão da associação cívica Porto, o Nosso Movimento, o grupo de “independentes” que apoia o executivo de Rui Moreira, na sequência de uma reportagem da SIC, noticia o Porto Canal.

"Acabo de ser alvo de uma notícia caluniosa e vergonhosa no jornal das 8 na SIC. Uma peça que assenta no facto de, em representação da Câmara Municipal do Porto, eu ter marcado presença na cerimónia de inauguração de uma empresa, a qual, à semelhança de outras dezenas que abriram escritórios no Porto, teve a cortesia de convidar um representante da edilidade local", escreveu Ricardo Valente na sua página do Facebook.

Ricardo Valente, responsável pelo pelouro das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, da Economia, Emprego e Empreendedorismo, não terá sentido o apoio e respaldo do ‘braço-armado’ de Moreira, e escreveu uma carta aos órgãos do movimento independente a anunciar a saída daquela que é a organização política que elegeu o autarca do Porto.

O envio da carta cinco dias depois da notícia da SIC foi confirmado por Ricardo Valente, que recusa, no entanto, divulgar o conteúdo “por respeito” ao movimento. Duas fontes da associação cívica que apoia Rui Moreira asseguram o tom “forte” das críticas endereçadas pelo vereador, adianta o Porto Canal.

Na reportagem emitida pelo canal do grupo Impresa no dia 28 de outubro, a SIC anunciava a chegada ao Porto de uma empresa envolvida em casos de corrupção. Segundo o canal de Paços de Arcos, a SMB Offshore – grupo neerlandês especialista em construção de plataformas petrolíferas e investigado na sequência de escândalos de subornos nos Estados Unidos, Brasil e Suíça – teve honras de inauguração com “entusiasmo” do vereador da Câmara.

No mesmo dia, pelas redes sociais, Ricardo Valente denunciou a peça da SIC como “caluniosa e vergonhosa”, construída de forma “obscena” para atacar o nome do vereador.

Segunda demissão em dois meses

Segundo uma fonte do movimento independente ouvida pelo Porto Canal, tem havido um “mau estar” latente entre o grupo de Rui Moreira e a IL, que no dia 30 de setembro já resultou na demissão da liberal Fátima Ferreira da Silva, vice-presidente da bancada municipal.

Durante o período dedicado à apreciação da atividade do município, a também vogal da junta de freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos tinha pedido a palavra na última reunião de setembro para denunciar o que considerava ser um "ambiente de insegurança que se vive” com o consumo de substâncias ilícitas nas imediações do jardim do Fluvial. “Não temos tido reações dos moradores, mas o ambiente que se vive está cada vez mais pesado em termos de segurança“, disse a eleita, dando como exemplo o elevado número de tendas de campismo, “relatos de crianças que são abordadas” por toxicodependentes, “assaltos à luz do dia” e vários “dejetos de seringas”. Em resposta à deputada do grupo municipal que lidera, Rui Moreira salientou que as questões de proteção e segurança não dependem da Câmara, mas do Ministério da Administração Interna e da Polícia da Segurança Pública (PSP). “O presidente da câmara tem tomado uma posição de grande exigência relativamente ao Ministério da Administração Interna (…) Nesta matéria, não me pesa nada a consciência.”

Rui Moreira acusou ainda a deputada do movimento independente de fazer “pura demagogia” e de não apreciar “pura demagogia” no seu movimento.

No dia 10 de outubro, na 28ª reunião da Assembleia Municipal do Porto, três deputados do movimento independente de Rui Moreira também membros da Iniciativa Liberal abstiveram-se na votação da proposta do executivo de suspender a aprovação dos novos registos de estabelecimento de Alojamento Local.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025