“Não somos provincianos a quem a corte informa quem vai mandar", dispara Eduardo Vítor para o Governo

Na passada terça-feira, a escolha de João Neves para a presidência do conselho de administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) está a provocar um terramoto político entre os socialistas do distrito do Porto.

O secretariado distrital do PS reuniu na manhã de sábado e a nomeação do novo presidente da APDL dominou o encontro partidário.

Eduardo Vítor Rodrigues foi porta-voz do mal-estar provocado pela escolha de João Neves em detrimento de Miguel Lemos, o nome previamente em cima da mesa e praticamente certo até à demissão de Pedro Nuno santos da pasta das Infraestruturas. Mas o alvo do também presidente da Câmara de Gaia e da Área Metropolitana do Porto não foi apenas João Galamba. Luísa Salgueiro, que alinhou na escolha do ministro das Infraestruturas, terá sido objeto de duras críticas por parte do líder da distrital do PS Porto.

Ao Correio da Manhã, Eduardo Vítor Rodrigues reage à polémica e dispara contra o ministro das Infraestruturas, João Galama: “Não somos provincianos a quem a corte informa quem vai mandar”, afirmou o autarca de Gaia.

Já Luísa Salgueiro assegurou que “não vetou” qualquer nome, contrariando acusações que lhe foram dirigidas no seio do Partido Socialista.

Em comunicado, a ANMP lembra que em julho de 2022 foi assinado um acordo entre a associação e o Governo, no qual o executivo liderado por António Costa "assumiu o compromisso de realizar investimento de construção e requalificação de edifícios escolares" através de diversas fontes de financiamento, designadamente o programa de fundos europeus Portugal 2030, o Plano de Recuperação e Resiliência e o Banco Europeu de Investimento.

Na mesma nota, a ANMP, esta terça-feira reunida em conselho diretivo, anuncia que "decidiu reivindicar ao Governo a apresentação de um calendário dos investimentos a efetuar nas escolas transferidas para os municípios e respetivas fontes de financiamento que assegurem a construção e a requalificação das 451 escolas constantes" daquele acordo.

O acordo assinado em 22 julho do ano passado entre a associação e o Governo contempla um mapa de escolas prioritárias a reabilitar, “que pode ainda ser sujeito a correções”, no qual “constam 451 escolas”, segundo disse na altura a presidente da ANMP, Luísa Salgueiro (PS), que também lidera a Câmara de Matosinhos, no distrito do Porto.

Em 15 de novembro do ano passado, o Ministério da Coesão Territorial anunciou que, "usando o mecanismo extraordinário de antecipação do PT2030", seriam abertos até ao final de 2022 os avisos para o financiamento das intervenções nas escolas.

Em 16 de janeiro deste ano, o PSD dirigiu uma pergunta ao Ministério da Coesão Territorial, através da Assembleia da República, questionando quando é que o Governo iria divulgar o programa de intervenção nas 451 escolas, se já existe cronograma com os prazos e custos para a abertura dos concursos para as reabilitar e, das 451 escolas mapeadas no acordo, quantos concursos de empreitada foram abertos.

“Decorridos seis meses da assinatura do acordo de compromisso, o Governo ainda não avançou com investimentos ou assegurou que os municípios o possam fazer na requalificação do parque escolar”, acusou o deputado social-democrata Firmino Pereira, na pergunta dirigida à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

A reunião da ANMP teve como anfitrião o presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira (distrito de Viseu), Manuel Cordeiro, membro efetivo deste órgão da associação em representação dos Movimentos Autárquicos Independentes.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024