Em
O Primeiro de Janeiro

2 Mar 2022, 0:00

194

Navalny da Rússia chama Putin de louco e pede protestos anti-guerra

O crítico do Kremlin, Alexei Navalny, que se encontra preso, pediu aos russos que façam protestos diários contra a invasão da Ucrânia por Moscou, descrevendo o presidente Vladimir Putin como um "czar obviamente insano".
Navalny pediu protestos em todo o país e no mundo para demonstrar que nem todos os russos apoiam a guerra e mostram solidariedade com as milhares de pessoas detidas em protestos contra a guerra na Rússia desde a invasão da semana passada. 
"Não podemos esperar nem mais um dia. Onde quer que você esteja. Na Rússia, Bielorrússia ou do outro lado do planeta. Vá para a praça principal de sua cidade todos os dias da semana às 19h00 e às 14h00 nos fins de semana e feriados", disse ele. disse em um comunicado publicado no Twitter por seu porta-voz.
Navalny disse que a Rússia queria ser uma nação de paz, mas poucas pessoas a chamariam assim agora.
"Pelo menos não vamos nos tornar uma nação de pessoas silenciosas e assustadas. De covardes que fingem não notar a guerra agressiva contra a Ucrânia desencadeada por nosso czar obviamente insano", disse ele.
"Sou da URSS. Nasci lá. E a frase principal de lá - desde a minha infância - era 'luta pela paz'. Convido a todos a sair às ruas e lutar pela paz... Putin é não a Rússia."
Navalny, o mais proeminente dos oponentes de Putin, foi preso no ano passado após o seu regresso da Alemanha. Os testes de laboratório ocidentais mostraram uma tentativa de envenená-lo, disse que foi condenado por acusações forjadas.
A Rússia negou ter realizado tal ataque e descarta as sugestões de que o tratamento de Navalny foi politicamente motivado. Ele descreve suas ações na Ucrânia como uma "operação militar especial".

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
U.Porto aproxima-se de um máximo histórico na mobilidade internacional
27/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026