18 Sep 2025, 8:06
174
Harvey J. Alter, Nobel da Medicina em 2020, é um dos nomes que vão passar pela Faculdade de Medicina (FMUP) entre esta quinta-feira, 18 de setembro, até ao dia 21.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) volta a ser a casa do YES Meeting, o mais antigo congresso realizado por universitários portugueses nas áreas biomédicas.
Este ano, a 20.ª edição irá decorrer entre os dias 18 e 21 de setembro com a presença de centenas de jovens investigadores, que terão a oportunidade de aprender e partilhar experiências com cientistas de referência internacional.
Entre os oradores de destaque estão Harvey J. Alter, Nobel da Medicina em 2020 pela descoberta do Vírus da Hepatite C, e Heidi Hales, médica pedopsiquiátrica britânica reconhecida pelo trabalho pioneiro na compreensão de comportamentos de risco em crianças e adolescentes.
Ao longo dos quatro dias do congresso, o programa abrange áreas como a Biologia Molecular, Biotecnologia, Neurociências, Clínica e Transplantes.
Além destas sessões, os participantes poderão pôr os conhecimentos à prova na competição científica, clínica e na denominada Breakthrough Competition – um desafio que promove a criação de soluções tecnológicas inovadoras para problemas de saúde humana.
Mais de 80 workshops permitem ainda o contacto com técnicas de investigação de ponta em diferentes domínios.
Para assinalar os 20 anos do YES Meeting, haverá uma sessão especial com a participação dos presidentes das primeiras edições, que irão partilhar os seus percursos e conquistas nas respetivas áreas de investigação.
Mantendo a tradição solidária, o evento associa-se este ano à “Young Parkies”, uma organização dedicada a apoiar pessoas diagnosticadas com Doença de Parkinson.
Fonte/Foto: U.Porto | Daniela Dias