5 Aug 2022, 0:00
149
Embora os investidores chineses sejam os principais destinatários de Golden Visas em Portugal, a maré está mudando, com os americanos sendo a principal nacionalidade para o visto.
Dados de 2022, divulgados pela Bloomberg, indicam que desde janeiro, 124 americanos receberam autorizações de residência, enquanto apenas 105 autorizações foram concedidas a chineses. Este ano, apenas 16% dos candidatos aprovados são chineses, em comparação com 81% em 2014.
Mas há menos chineses querendo investir em Portugal? A análise da Bloomberg sugere o contrário. A publicação, especialista em assuntos financeiros, destaca que há cada vez mais investidores querendo sair da China, seja por tensões políticas ou por causa da política de "covid zero", que obrigou sucessivos bloqueios. No entanto, os obstáculos para obter um "Visto Gold" aumentaram.
As restrições de viagem entre Portugal e a China tornaram o processo de candidatura, que exige uma entrevista pessoal, quase impossível e a própria União Europeia (UE) já demonstrou uma postura firme contra os programas de autorização de viagem. Bruxelas já exigiu regulamentações mais rígidas para esses passaportes dourados, que considera comprometer “a essência da cidadania da UE”. No entanto, na China, consultores de imigração dizem que as autoridades governamentais também criaram mais dificuldades na saída do país com atrasos na renovação de passaportes e outros documentos necessários ao processo.