Nova Galiza abre em abril no Porto, mas sem os funcionários e os segredos das francesinhas da antiga cervejaria

A Cervejaria Galiza, no Porto, vai dar lugar em abril, à Nova Galiza, que aposta em manter a carta mesmo desconhecendo os segredos culinários da versão anterior, revelou à Lusa a consultora do projeto, Rita Mendes.

"Vamos apostar no lado histórico da casa, que em junho completaria 50 anos, e nessa data iremos fazer uma atualização da carta e proceder à abertura de uma esplanada no exterior, nas traseiras do edifício”, acrescentou.
Segundo a responsável, o “novo espaço, ao ar livre, terá capacidade para cerca de 80 pessoas, e que se juntarão aos 120 no interior”.
A data da abertura, em abril, dado decorrerem ainda trabalhos preparatórios, ainda não foi definida, acrescentou.
Questionada pela Lusa sobre se no processo de transição tinham conseguido ficar com os “segredos culinários” da antiga cervejaria, Rita Mendes respondeu que não.
"Vamos manter alguns fornecedores, mas não garantimos que seja exatamente a mesma francesinha ou o mesmo cachorro”, acrescentou, precisando que a marca “Cervejaria Galiza não está na posse do novo proprietário, daí o novo nome do espaço”.
Reconhecendo haver “todo um caminho novo para fazer”, Rita Mendes valorizou, no entanto, “a vantagem de manterem o local onde funcionou a antiga cervejaria” e a “forte aposta no snack-bar”.
“Será tudo renovado, do cozinheiro aos funcionários que estarão a servir à mesa”, disse.
A 18 agosto de 2021, em tribunal, o que restava dos 30 trabalhadores da cervejaria aceitaram a proposta do senhorio de ficar com o estabelecimento perante a ameaça de despejo por falta de liquidez da massa insolvente.
Fechada desde 07 de julho de 2020 depois de o administrador de insolvência ter dado o direito de preferência ao senhorio após este o ter acionado, a histórica cervejaria do Porto conheceu o fim no Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia.
Fundada a 29 de julho de 1972, no início de novembro de 2019, os então 30 trabalhadores da cervejaria foram surpreendidos com uma tentativa de encerramento coercivo das instalações pela gestora da empresa, acabando por organizar-se e, até julho, assegurar a gestão diária do espaço.
Antes da tentativa de encerramento, a empresa dona da Cervejaria Galiza, num esforço em resolver as dificuldades financeiras, passou pelo recurso a um PER (Processo Especial de Revitalização), aceite pelo Tribunal do Comércio de Vila Nova de Gaia.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Reabilitação urbana das Ilhas na Lomba distinguida com menção honrosa
4/07/2025
Município garante igualdade de oportunidades e qualquer forma de discriminação
4/07/2025
Homem detido na freguesia de Campanhã por tentativa de homicídio
3/07/2025
Festival "Elétrico" regressa ao Parque da Pasteleira com três dias de som e arte
3/07/2025
Radares da PSP | Concelho do Porto | julho 2025
2/07/2025
Campanhã avança com primeiro grande projeto de habitação acessível
2/07/2025
A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA: UM PILAR
1/07/2025
Rua de Costa Cabral com lombas redutoras para a segurança rodoviária
1/07/2025
Reabilitação urbana das Ilhas na Lomba distinguida com menção honrosa
4/07/2025
Município garante igualdade de oportunidades e qualquer forma de discriminação
4/07/2025