Em
O Primeiro de Janeiro

12 Mar 2024, 18:13

98

Novas exposições com músicas e oficinas de rua regressam à Bombarda

A chegada de novas exposições e coleções ao "Quarteirão das Artes" volta a ser acompanhada de animação, que inclui ainda um DJ set e visitas guiadas. O segundo ciclo do ano das Inaugurações Simultâneas é já no dia 16 de março, sábado.

Entre as 16 e as 20 horas abrem-se as portas das galerias de arte contemporânea, com novas exposições, e dos espaços expositivos, comerciais e alternativos, com novas coleções.

A empresa municipal Ágora volta a juntar-se a este popular evento da cidade, programando animação de rua que convida os visitantes a observar, a escutar e a criar em coletivo. A participação é gratuita.

Na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda que cruza com a Rua da Boa Nova, terá lugar uma oficina colaborativa de ilustração e colagem, destinada a todas as idades, chamada "Jornal Bombarda". A atividade será orientada por Helena Rocio Janeiro, artista brasileira que reside e trabalha no quarteirão é a autora do projeto Coração o Ditador.

No mesmo local, e também com acesso gratuito, decorrerá uma oficina de pintura para crianças (maiores de seis anos) que terá como tema a obra "As flores", de Andy Warhol, e será dirigida pela artista, curadora e professora portuense Mariana de Castro.

A banda sonora da zona estará a cargo de Scotch DJ, passador de discos "a dar música ao Porto desde 1999".

Do outro lado da rua, no cruzamento com a Rua de Cedofeita, decorrerá a oficina de técnicas de impressão, artes gráficas e serigráficas "Cravo Bombarda", com orientação do artista multidisciplinar Diogo Machado, do projeto Ser Silvestre. Os participantes poderão levar para casa um "Cravo de Bombarda" intervencionado.

Entre as 16h30 e as 18 horas, no Largo da Maternidade Júlio Dinis, a música será outra. O Clube do Choro Porto apresentará um concerto com instrumentos característicos deste estilo da música popular brasileira. A banda é formada por Chico Bastos (flauta e cavaquinho), Felipe Bastos (pandeiro), Saulo Giovannini (vibrafone), Beatriz Stutz (clarinete), Lucas de Campos (guitarra) e Caio Martins (guitarra de sete cordas e bandolim).

Tal como acontece há vários anos, este ciclo de inaugurações inclui também duas visitas guiadas por algumas das galerias que integram o evento, dirigidas por estudantes de Artes Visuais da ESE Escola Superior de Educação.

A imagem do cartaz desta edição é da autoria de Paulo Neves, cortesia da Ap’Arte Galeria. No tipo de letra usado foi mantida a parceria com o Colönia Studio.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025