Em
O Primeiro de Janeiro

21 Nov 2022, 0:00

164

Novas instalações em Gaia para farmácia hospitalar

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) inaugura esta segunda-feira a nova farmácia hospitalar, que até agora funcionou num pavilhão provisório, após um investimento de três milhões de euros.

“A farmácia hospitalar, até agora em funcionamento em pavilhão provisório, passa agora para uma área de 1.350 metros quadrados, que representa o dobro da atual, integrando o Novo Edifício Hospitalar (NEH)”, explicou o CHVNGE, em comunicado enviado à Lusa.

Contando com um investimento superior a três milhões de euros, a farmácia está dotada de novos equipamentos, nomeadamente de duas câmaras de fluxo laminar, salas limpas de pressão positiva e negativa e isolador para citotóxicos, especificou.

Segundo o centro hospitalar, a construção de várias salas limpas de pressão negativa e positiva permite a introdução de novas terapias, assegurando os níveis de segurança dos medicamentos preparados, o que é determinante para um centro hospitalar que serve uma população direta de mais de 350 mil utentes e perto de um milhão em referenciação indireta.

A nova localização da farmácia, no centro da Unidade I, permite uma “maior eficiência” na resposta logística, que, coadjuvada pelo novo sistema de transporte pneumático, reduz os tempos de entrega na área de cuidados intensivos, urgência, bloco operatório e internamentos, sublinhou.

“Esta obra representa mais um passo na finalização do NEH, no qual se encontram já a decorrer as obras que irão permitir criar uma área de internamento para doentes cirúrgicos e de infecciologia com quartos de isolamento, numa área superior a 7.000 metros quadrados”, frisou.

Acrescentando que esta intervenção irá concluir definitivamente o NEH, que já alberga o serviço de imagiologia, urgência geral, pediátrica e obstetrícia, cuidados intensivos, bloco de partos, internamento de obstetrícia, de pediatria e de ginecologia e bloco cirúrgico.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024