Novas medidas no trânsito promete aliviar congestionamento na VCI

Uma reforma profunda na política de portagens no Grande Porto há muito está em cima da mesa, mas, apesar de ser considerada fundamental para aliviar o congestionamento do trânsito na VCI, nunca chegou a avançar por desacordo entre municípios. Agora, parece haver finalmente um consenso que promete lançar um novo capítulo na mobilidade metropolitana.

“Agora estou mesmo convencido que se vai fazer”. As palavras são do presidente da Câmara do Porto durante a reunião da passada segunda-feira, durante a discussão das medidas a implementar para o alívio do congestionamento da VCI.

Em 2020, após anos de crescimento do trânsito nas principais vias da área metropolitana do Porto, com centro na VCI, foi criado um grupo de trabalho que incluía os municípios do Porto, Matosinhos e Maia e a Infraestruturas de Portugal. O objetivo era encontrar soluções para o trânsito, que chegaram a ser divulgadas num documento com um conjunto de propostas, noticia o Porto Canal.

Mas o processo nunca chegou a andar para a frente, com o presidente da Câmara do Porto a responsabilizar Matosinhos e o Governo pelos atrasos.

No final de janeiro, a Câmara de Matosinhos rejeitou o “passa-culpas” e explicou que não se opõe ao projeto para retirar os veículos pesados da VCI.

Segundo o Porto Canal, o assunto voltou então a ser discutido na reunião da Câmara do Porto da passada segunda-feira, com Rui Moreira a dizer que leu “com profunda estranheza” as declarações, mas que ficou “todo contente” e por isso não perdeu tempo: “Afinal não temos problemas e já se pode concretizar (...) e por isso comuniquei ao secretário de Estado Frederico Francisco que já se podem fazer” as

O uso forçado da VCI para evitar o pagamento em pórticos está desde cedo identificado como um dos fatores mais relevantes na dinâmica da circulação rodoviária que contribui para o forte congestionamento diário da principal infraestrutura rodoviária interna da cidade do Porto.

A proposta do grupo de trabalho, que se apresenta como a mais exequível, assenta na redução tarifária no último pórtico sul da A28, na introdução de um novo pórtico na A28, a sul da interseção com a A41, na eliminação dos dois pórticos existentes no tramo poente da A4 e na introdução de um novo pórtico entre a A4 (nascente) e a A3 (tramo sul), divulga o mesmo órgão de comunicação.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025