Obras de Ana Pessoa e Rita Sineiro distinguidas na Catalunha

As escritoras portuguesas Ana Pessoa e Rita Sineiro foram esta quinta-feira distinguidas nos Prémios Llibreter da Catalunha, nas categorias de livro infantil e juvenil e livro ilustrado.
De acordo com a organização, Ana Pessoa venceu o Prémio Llibreter de “Melhor Livro de Literatura Infantil e juvenil — Outras Literaturas” com a edição catalã de “Mary John”, enquanto Rita Sineiro é distinguida na categoria de “Livro Ilustrado”, com o livro “Filas de Sonhos”.
O Prémio Llibreter, que vai na 23.ª edição, é uma iniciativa do Grémio de Livreiros da Catalunha, sendo atribuído em várias categorias, e a votação é feita entre livreiros, a partir das obras editadas em catalão no ano anterior.
“Mary John”, ilustrado por Bernardo P. Carvalho, foi publicado originalmente em 2016 pela Planeta Tangerina e editado em Espanha pela L’altra tribu, estando também publicado no Brasil, nos Países Baixos e em alguns países da América Latina.
A obra é um romance em forma de carta, no qual a protagonista, uma adolescente chamada Maria João, se dirige a um amigo de infância, o Júlio ‘Pirata’, por quem teve uma paixoneta não correspondida. Na história há um momento de separação, com Maria João a mudar de cidade e a conhecer novos amigos, o que leva também a uma alteração do tom da narrativa, de um registo de mágoa e tristeza para alegria e humor.
Ana Pessoa, que nasceu em Lisboa e vive em Bruxelas, é uma premiada autora de livros para crianças e jovens, quase todos publicados pela Planeta Tangerina.
Além de “Mary John”, Ana Pessoa já publicou, entre outros, “O caderno vermelho da rapaiga karateca”, “Desvio”, “Aqui é um bom lugar” e o mais recente “A luz é grande”.
“Filas de sonhos”, de Rita Sineiro, foi ilustrado por Laila Domènech e publicado pela editora espanhola Akiara Books, fundada pela portuguesa Inês Castel-Branco e que publica habitualmente em português, castelhano e catalão.
O álbum é um conto ilustrado sobre a crise de refugiados rumo à Europa, através da história de um menino fechado num campo de acolhimento.
“Filas de sonhos” é a estreia literária de Rita Sineiro, mediadora de leitura e contadora de histórias natural do Porto.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024
Há jazz sob as estrelas nos jardins do Palácio de Cristal
18/07/2024
Novos Tempos | A importância dos símbolos
18/07/2024
Exposição Visita-oficina orientada para os mais pequenos na Galeria Municipal
18/07/2024
Dois detidos pela prática ao crime de roubo contra o património
18/07/2024
Bilhetes para a Supertaça Cândido de Oliveira disponíveis esta quinta-feira
18/07/2024
Reabilitação de prédio em Campanhã para habitação acessível
17/07/2024
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024