4 Dec 2024, 9:03
165
Já arracou a segunda fase da obra de pavimentação da Rua Justino Teixeira, a que se junta a beneficiação da Rua Monte da Estação. Intervenção em Campanhã ascende a 1,9 milhões de euros e tem conclusão prevista em novembro de 2026.
A empreitada representa uma melhoria para a qualidade de vida dos moradores e comerciantes locais, numa área de grande densidade populacional e intensa atividade comercial, assim como um contributo para a revitalização e dinamização desta zona da cidade.
A primeira fase de pavimentação da Rua de Justino Teixeira foi concluída em março de 2023 e compreendeu o troço entre a Avenida 25 de Abril e a Rua de Gondim. Agora, a segunda fase da intervenção inclui, também, toda a Rua Monte da Estação, além de contemplar o troço restante da Rua Justino Teixeira, entre a própria Rua Monte da Estação e a Rua de Gondim.
A empreitada inclui a substituição dos pavimentos da faixa de rodagem e dos passeios, através da correção dos percursos pedonais existentes, tornando-os seguros, coerentes e contínuos, garantindo a acessibilidade pedonal em todo o arruamento. Vão ser criadas, ainda, zonas de coexistência, de modo a garantir prioridade à circulação pedonal.
Está prevista, também, uma intervenção profunda nas infraestruturas de telecomunicações, de iluminação pública, redes hidráulicas e de semáforos, contemplando a sinalização vertical e horizontal e a arborização desta artéria.
A obra que agora se inicia enquadra-se numa visão de expansão e desenvolvimento da zona oriental do Porto, na qual se insere, ainda, o Terminal Intermodal de Campanhã, um centro de transportes, estratégico para a promoção da mobilidade sustentável, além da construção do Campo Municipal de Campanhã, iniciada no final de outubro. A autarquia reforça, assim, o seu compromisso em transformar este polo urbano, dotando-o de melhores condições sociais e económicas.
De modo a garantir condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos, torna-se necessário, num primeiro momento, proibir a paragem e estacionamento na Rua de Justino Teixeira, entre a Rua do Godim e o entroncamento com a Rua Monte da Estação, do dia 2 de dezembro ao dia 27 de junho de 2025.
Pelo mesmo motivo e período, é necessário proibir o trânsito, exceto cargas e descargas e acesso a garagens, no mesmo arruamento.
Na segunda fase da empreitada, já após haver condições de circulação na Rua Justino Teixeira, existirá um novo condicionamento de trânsito, para a intervenção na Rua Monte da Estação.
A obra tem um prazo de execução de 720 dias, com conclusão prevista em novembro de 2026.
Fonte/Foto: CM Porto