27 Jun 2023, 0:00
832
Por Joaquim Jorge*
Encontrei-me com Orlando Gaspar, o grande artífice das grandes vitórias do PS Porto. Orlando Gaspar, político pouco falado, mas um fazedor. Combinamos o nosso encontro na esplanada do Café Velasquez. Orlando Gaspar, sempre pontual, apareceu elegantíssimo com um blazer azul claro de linho.
Há tempos foi homenageado pelos seus 90 anos, numa cerimónia na sede do PS Porto onde estiveram presentes: Fernando Gomes, José Luís Carneiro, Manuel Pizarro, seu filho Orlando Soares Gaspar, entre outros. Uma cerimónia graciosa, singela, mas marcante, onde lhe foi oferecido um quadro com o seu retrato e recebeu uma chamada de António Costa. Bonito!
Orlando Gaspar já tinha sido distinguido com o título de Presidente Honorário. É o mínimo por quem tanto fez pelo PS Porto e tantas vitórias lhe deu. Orlando Gaspar é uma figura incontornável do PS e do PS Porto, tendo-lhe dado grandes vitórias, actualmente, é um senador e uma referência para o PS, um senhor.
Recordo que Orlando Gaspar com o seu faro e astúcia política foi buscar Fernando Gomes para candidato à CM Porto. Saindo-se vencedor e seguiu-se um período áureo rosa na cidade. Essa é uma marca indelével do seu reinado à frente do PS Porto.
Esteve durante 12 anos na CM Porto, sendo vereador do Ambiente e vice-presidente. Deve-se a ele o Parque da Cidade (a obra mais visível e que os portuenses agradecem), o Parque da Pasteleira, o Monte Aventino e a consequente melhoria da qualidade de vida dos portuenses.
Foi presidente dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), entre outras coisas.
A sua opinião, deve ser ouvida atentamente e tida em conta, pela sua experiência e o seu saber. A sua idade é um posto e uma garantia. Orlando Gaspar é uma enciclopédia viva como se deve fazer política. Convém , de vez em quando, consultá-lo.
A política faz-se de novas ideias e de jovens, mas também de pessoas que têm provas dadas e funcionam como conselheiros.
É importante nas próximas eleições autárquicas terem o cuidado de ouvirem a opinião de Orlando Gaspar, pela sua experiência e o seu currículo.
Tudo aponta que a escolha dos candidatos irá recair entre dois ministros do governo de António Costa: José Luís Carneiro ou Manuel Pizarro.
A política não se pode fazer sem livro de instruções. Orlando Gaspar é um oráculo do PS.
Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores