Os grandes momentos da História de Portugal chega à Alemanha

A extraordinária história de Portugal contada num livro que detalha todos os grandes acontecimentos determinantes para o país: a sua criação graças a D. Afonso Henriques, as suas grandes descobertas pelo mundo, os seus conflitos com Espanha, o grande terramoto, as invasões francesas e o seu abalo sob a ditadura de Salazar. 

As crianças são então imersas na atmosfera do Portugal do século XX que levou à partida de milhões de portugueses para países de todo o mundo. Dois pequenos personagens acompanham as crianças nesta viagem pela história, Ruben e Matilde. Estes dois adolescentes têm pais portugueses: o Ruben vive no Luxemburgo e a Matilde nasceu em França mas são primos! Ambos se orgulham de ser portugueses e confiam seus sentimentos nos grandes momentos de glória e infortúnio da nação. O jovem designer João Serrano acompanha estas histórias com um traço de lápis "muito geeky" e torna a viagem pela história fascinante: o meu desenho preferido é o do assassinato do rei, mas a representação das lutas de Viriato contra os romanos não deixa crianças indiferentes. Mapas, frisos cronológicos, mas também fotos de monumentos ou pinturas permitem que os jovens aprofundem o assunto, se assim o desejarem. Uma excelente ferramenta ou presente para partilhar com a família os grandes momentos da história de Portugal.

Sandra Canivet é a autora do livro “A Extraordinária História de Portugal”, lançado originalmente em francês e agora readaptado para a língua alemã. A obra pode ser encontrada em diversos espaços portugueses na Alemanha. 
Sandra Canivet é luso-francesa e reside em França, com o passar dos anos sentiu que as gerações que lhe precedem, nomeadamente, os seus filhos, estão cada vez mais distantes da história de Portugal. 
A obra, publicada no início da pandemia, foi muito bem aceite na comunidade francesa, sendo posteriormente comercializada em livrarias na Suíça francófona e em Portugal.
De acordo com declarações Sandra Canivet à RTP1, o livro foi muito bem acolhido porque “é uma boa ferramenta para os pais e os avós contarem a história de Portugal aos mais pequenos”.
Devido ao sucesso atingido, a autora e editora decidiu readaptar a obra e lançá-la na Alemanha, para partilhar a história de Portugal com as crianças portuguesas, mas também com as alemãs que “são bastante curiosas”, afirma Sandra.
A tradução do livro para alemão foi feita por Iris Dϋker Fernandes, uma amiga da escritora e tradutora de profissão.
A própria tradutora afirma que para além de ter “adorado fazer a tradução do livro, ainda aprendeu muito sobre a história de Portugal que não se leciona nas escolas alemãs”.
Sandra e Iris percorreram diversas cidades de norte a sul da Alemanha para apresentar e divulgar o livro em espaços portugueses. Esta edição conta com mais de 100 páginas e dezenas ilustrações pelas mãos do cartunista João Serrano.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024
Há jazz sob as estrelas nos jardins do Palácio de Cristal
18/07/2024
Novos Tempos | A importância dos símbolos
18/07/2024
Exposição Visita-oficina orientada para os mais pequenos na Galeria Municipal
18/07/2024
Dois detidos pela prática ao crime de roubo contra o património
18/07/2024
Bilhetes para a Supertaça Cândido de Oliveira disponíveis esta quinta-feira
18/07/2024
Reabilitação de prédio em Campanhã para habitação acessível
17/07/2024
“Há muita gente que acha que as pessoas do Porto não devem dar opiniões sobre coisas de Lisboa”, diz Moreira
18/07/2024
Investigadores da FMUP alertam para riscos de injeções para rejuvenescimento facial
18/07/2024