21 Oct 2024, 16:28
167
A Casa São Roque - Centro de Arte, situada em Campanhã, assinalou o quinto aniversário no passado sábado, evento que contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do vice-presidente, Filipe Araújo, entre vários convidados.
O Palacete Ramos Pinto, situado no Parque de São Roque da Lameira, reabriu como polo cultural em outubro de 2019, criando na zona oriental da cidade um polo de grande relevância, que apresenta exposições de arte contemporânea e diversos eventos culturais.
O imóvel do século XVIII foi adquirido pela autarquia à família Cálem, em 1979, e após obras de reabilitação foi ali instalada a coleção de arte contemporânea gerida pela Vivercidade - Associação para Promoção da Arte, fruto de um protocolo entre a autarquia e aquela associação.
A história da Casa São Roque (antiga Casa Ramos Pinto) remonta a 1759, altura em que, fazendo parte da Quinta da Lameira, funcionou como mansão e pavilhão de caça, como era típico na burguesia e nas famílias nobres do Porto.
Fonte/Foto: CM Porto