18 Nov 2025, 9:21
4710
O Palácio de São João Novo, localizado no Centro Histórico do Porto, vai ser reabilitado e acolher o núcleo do Museu do Porto, atualmente na Alfândega.
De portas fechadas desde a década de 1990, o Palácio de São Novo, em pleno centro histórico da cidade, vai ganhar uma nova vida para dar lugar ao núcleo do Museu do Porto. Numa visita ao edifício do século XVIII – uma autêntica "joia" histórica e cultural da Invicta –, o presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, firmou, esta sexta-feira, o compromisso de transformar o imóvel que, nos dias que correm, se encontra "numa circunstância de pré-ruína" para devolvê-lo à cidade.
Sem esquecer o passado, mas de olhos postos no futuro, o presidente da Câmara do Porto assegurou que o Palácio de São João Novo – imóvel considerado de Interesse Público –, será reabilitado com o intuito de dar lugar ao núcleo do Museu do Porto, atualmente instalado na Alfândega.
Depois de conhecer o edifício, através de uma visita de mais de uma hora aos recantos interiores, Pedro Duarte constatou que este se encontra "numa circunstância de pré-ruína", tendo em conta os sinais de degradação visíveis.
"Estamos aqui para sinalizar que estamos empenhados e estamos a olhar para o projeto, querendo, na medida que for possível, avançar o mais rapidamente" com a reabilitação, esclareceu o presidente, que durante a visita se fez acompanhar pelo vereador da Cultura e Património, Jorge Sobrado, pela vereadora do Urbanismo e Espaço Público, Catarina Araújo, e pelo presidente da União de Freguesias do Centro Histórico, Nuno Cruz.
Para o autarca, é, por isso, prioritário avançar com a operação de reestruturação do Palácio de São João Novo – nomeadamente por estar localizado numa "zona da cidade que queremos valorizar" –, de modo a que este seja transformado num espaço museológico, "mas mais do que isso, que seja atrativo para os portuenses, para os turistas e para aqueles académicos e investigadores que querem usufruir do espaço".
"Todos nós sentimos alguma mágoa por ver o estado em que se encontra" o edifício, lamentou Pedro Duarte, garantindo: "queremos dar-lhe futuro, ele [Palácio de São João Novo] tem já muito passado, mas queremos dar-lhe futuro".
Com este objetivo em vista, explicou o presidente da Câmara, "está num estado já avançado o trabalho que a GO Porto tem vindo a fazer de diagnóstico", que é "fundamental para depois pudermos, numa segunda fase, ter um projeto que possa ser sustentável e que, de facto, transforme este espaço num local museológico", destacando que, além da reestruturação estrutural do edifício, será tida em atenção a preservação de alguns elementos históricos do edifício.
Já Jorge Sobrado alertou que, tendo em conta o estado atual da casa, este é um projeto "entusiasmante", mas "que exigirá paciência, trabalho dedicado e tempo".
"Estamos a reverter um abandono. Começamos um roadmap que será longo, que será exigente, mas que vai inverter o caminho de abandono de um valor patrimonial notável", frisou o vereador, ressalvando que o projeto pode "marcar um novo momento na recuperação do património de Miragaia".
Ao sublinhar que se trata de um processo que não passará apenas "pelo levantamento artístico e arquitetónico", mas também pelo "registo das memórias humanas, da memória imaterial desta casa", Jorge Sobrado assinalou, ainda, a importância da visita que decorreu na tarde de sexta-feira. "Desde o encerramento, é a primeira visita de um presidente da Câmara Municipal do Porto ao Palácio de São João Novo, o que se reveste de caráter simbólico".
O Palácio de São João, que se encontra sob a alçada do Município, é um autêntico baú de memórias em pleno centro histórico do Porto. Já serviu de habitação familiar, hospital militar e albergou a Tipografia Comercial Portuense.
Entre 1945 e 1992, foi casa do Museu de Etnologia do Porto, esperando-se que, em breve, dê continuidade ao legado cultural que ainda hoje, apesar da debilidade da estrutura, é sentido no local, nomeadamente pela conservação de azulejos e mosaicos de grande interesse patrimonial.
Fonte: CM Porto | Porto dos Museus
Foto: Porto dos Museus