PAN exige "forte compromisso" para erradicar habitações precárias até 2030

A líder do PAN, Inês Sousa Real, exigiu "um forte compromisso" do país para a erradicação de barracas e habitações precárias, até 2030, sugerindo o recurso a fundos europeus e a poupanças com as PPP's.
“Temos menos de uma década para o conseguir, mas tem que haver um forte compromisso”, afirmou a porta-voz e deputada do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN). 
“É fundamental garantir uma bolsa de alojamento público para dar resposta” a pessoas que vivem sem condições de habitabilidade e “é preciso criar polos culturais que possam ser agregadores da identidade destas pessoas”, adiantou.
Sublinhando que Portugal vai receber “muito dinheiro da União Europeia”, Inês Sousa Real apontou que o montante “não pode ser desperdiçado e tem que servir para colmatar estas lacunas, nomeadamente em matéria de habitação”.
“O Estado é dono de um vasto património imobiliário. Tem que ser feito um levantamento e o património tem que ser reconvertido” para habitação, propôs, defendendo igualmente incentivos fiscais e linhas de apoio para os proprietários requalificarem as casas.
Para a líder do PAN, o país “não pode andar a desperdiçar milhões de euros com as parcerias público-privadas (PPP) rodoviárias”, pois para essa área vão ser canalizados “mais de 10 mil milhões de euros”.
“Renegociem-se os contratos. Os 10 mil milhões de euros dariam para reabilitar muita habitação e para acabar com a pobreza energética para que as pessoas não morram de frio nas suas casas”, referiu.
Vincando que o Estado também pode poupar se desistir da construção do novo aeroporto no Montijo, a também deputada notou que “o dinheiro existe” e que “só não está a servir para as pessoas nem para combater as alterações climáticas nem para a proteção animal”.
Questionada pelos jornalistas sobre o que seria um bom resultado do partido nas legislativas, Inês Sousa Real disse ter a expectativa de “reforçar a representação” que já dispõe no parlamento, mas admitiu que eleger quatro deputados, como em 2019, já seria “bom”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026