28 Jul 2022, 0:00
136
Associações preparam, em muitos dos casos, a única refeição quente destas pessoas.
Com a pandemia, os níveis de pobreza agravaram-se e existem cada vez mais pessoas a entrarem em situação de desemprego. Consequentemente, há cada vez mais sem abrigos na cidade do Porto. Em dezembro de 2021, 730 pessoas encontravam-se em situação de sem-abrigo, mais 140 que em 2020. Face a este aumento, existem cada vez mais associações e voluntários que se juntam para dar a o máximo apoio possível.
A Associação CASA prepara centenas de refeições que são distribuídas quatro vezes por semana. Muitas das vezes é a única refeição quente que estes sem-abrigo têm por dia. Em média, são cerca de 450 refeições por semana.
Além disso, outro apoio dado a estas pessoas é ao nível do alojamento como é o caso da Associação de Albergues do Porto. Neste edifício, localizado na Rua dos Mártires da Liberdade, são acolhidas atualmente 75 pessoas, 60 homens e 15 mulheres.
A Câmara Municipal do Porto tem ainda em curso várias medidas que integram a Estratégia Municipal para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.