10 Jul 2023, 0:00
343
O padre Lino Maia revela que não estava a contar com a nomeação de D. Américo Aguiar, mas que ficou muito satisfeito.
“Não estava a contar pela certa juventude dele”, disse o padre ao Porto Canal. O pároco defende que D. Américo Aguiar “é um homem com uma abertura ao mundo muito boa, muito grande”.
Ao Porto Canal, o pároco de Aldoar diz que a juventude do Bispo Auxiliar de Lisboa vai ser um fator importante para o contexto atual da igreja por trazer “um certo refrescamento ao Consistório”, o conjunto dos cardeais.
O Papa Francisco anunciou este domingo, após a recitação da oração do Angelus, um consistório em 30 de setembro, véspera do início da próxima Assembleia Sinodal, para a criação de 21 novos cardeais, incluindo o bispo Américo Aguiar, o único português do grupo.
Também o primeiro-ministro felicitou, no domingo, o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, pela nomeação como cardeal pelo Papa Francisco, considerando que a decisão “prestigia Portugal”.
“É com enorme satisfação que felicito D. Américo Aguiar pelo anúncio da sua nomeação como Cardeal. Uma escolha que reconhece o bispo auxiliar de Lisboa como figura ímpar da Igreja Católica e que muito prestigia Portugal”, escreveu António Costa, na sua conta de Twitter.
(In Porto Canal)