11 Mar 2022, 0:00
121
O Museu Picasso de Málaga, no sul de Espanha, vai apresentar “uma grande retrospetiva” da pintora portuguesa Paula Rego, uma artista que “redefiniu a arte figurativa e revolucionou a representação das mulheres”.
A exposição, de 26 de abril até 21 de agosto, vai apresentar mais de oitenta obras da artista portuguesa, incluindo colagens, pinturas, pastéis de grande formato, desenhos e águas-fortes, estendendo-se desde o seu trabalho nos anos 1960 até às “cenas ricamente estruturadas e estratificadas” dos anos 2000, de acordo com um comunicado de imprensa publicado pelo Museu Picasso.
“Paula Rego (nascida em 1935) é uma artista insubornável com uma extraordinária imaginação que redefiniu a arte figurativa e revolucionou a representação das mulheres”, segundo o museu.
O Museu Picasso considera que as pinturas, colagens e desenhos dos anos de 1960 e 1970 de Paula Rego “opõem-se apaixonada e ferozmente à ditadura portuguesa, utilizando uma ampla variedade de fontes de inspiração nas quais se incluem anúncios, caricaturas e notícias de imprensa”.