12 Nov 2025, 8:51
423
O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, emitiu o despacho que oficializa a distribuição das competências delegadas no presidente da Câmara pelos vereadores eleitos pela coligação vencedora das eleições de outubro. Assumindo o novo pelouro da Segurança no mandato 2025/2029, Pedro Duarte atribuiu, ainda, uma área – a da Cultura – ao vereador independente, eleito pela lista do Partido Socialista, Jorge Sobrado.
Além da Segurança, o presidente da Câmara vai assumir a área das Finanças do Município do Porto.
À vice-presidente, Catarina Araújo, caberá a responsabilidade pelos pelouros do Urbanismo e Espaço Público e de Ambiente e Sustentabilidade.
Número três na lista da coligação PSD/CDS/IL, Gabriela Queiroz vai ter a seu cargo as políticas municipais nas áreas da Coesão Social, Saúde e Proteção Civil, assim como na Habitação. A vereadora será, ainda, responsável pelos Recursos Humanos da autarquia.
Os pelouros de Desporto, Juventude e Associativismo e da Transformação Digital e Serviços ao Cidadão foram atribuídos ao vereador Rodrigo Passos.
Já Hugo Beirão assume três áreas: Economia e Empreendedorismo, Mobilidade e Transportes, e Turismo e Internacionalização.
A sexta e última vereadora eleita pela coligação, Matilde Rocha, será responsável pelo pelouro da Educação, assim como pelo Talento e Conhecimento.
A distribuição fica completa com a atribuição da área da Cultura e Património a Jorge Sobrado, independente eleito pela lista do Partido Socialista.
Durante este mandato, ainda que sem pelouros atribuídos, o Executivo Municipal, contará, ainda, com os restantes cinco vereadores eleitos pelo PS – Manuel Pizarro, Fernando Paulo, Jorge Garcia Pereira, Marta Sá Lemos e Helena Maia, que assume o lugar de Francisca Carneiro Fernandes após esta ter pedido a suspensão do mandato.
A vereação fica fechada com o nome de Miguel Corte-Real, eleito pelo Chega.
Fonte/Foto: CM Porto