27 Dec 2021, 8:50
260
A pesca artesanal local na costa do Norte e Centro de Portugal, apresenta uma grande diversidade de capturas, com 65 espécies de peixe e marisco, as principais com alto valor comercial, revelou um estudo da Universidade de Coimbra (UC).
A dourada e o robalo são, de acordo com o estudo, as duas únicas espécies presentes nas capturas efectuadas nos cinco locais avaliados, embora em quantidades diferentes: em Viana do Castelo, a dourada é a espécie mais pescada (representa cerca de 40% das total), seguido do robalo com quase 25%.
O estudo, que incidiu sobre um total de 24 toneladas de pescado capturado nos cinco portos nos últimos dois anos, aponta para uma redução da quantidade entre 2020 e 2021, quer por navio, quer por dia de pesca.
Para além da diversidade de espécies, as conclusões do ArtFish apontam para uma actividade piscatória entre a primavera e o outono, com “baixa incidência de capturas acessórias e indivíduos subdimensionados”, sendo as principais espécies capturadas “de elevado valor comercial”.