28 Dec 2021, 0:00
163
Pinto da Costa é presidente do FC Porto desde 17 de abril de 1982. Celebra mais um ano de vida e mantém visão de futuro para o clube que preside.
Apaixonou-se pelo clube mais representativo da Invicta, que viria a presidir a partir de abril de 1982 até aos dias de hoje, conduzindo-o para fora das fronteiras da região rumo ao estatuto mundial que agora goza. Com obra feita a nível desportivo, que lhe confere o estatuto de presidente mais titulado do Mundo, também a tem a nível de infraestruturas, ao ter edificado o Estádio do Dragão, o Museu do FC Porto e o Dragão Arena, além da modernização dada ao Constituição Park. Apesar de tudo isso, ainda mantém visão de futuro, lutando diariamente para o FC Porto vencer em Portugal, na Europa e no Mundo, reservando ainda o sonho de erguer um centro de formação.
Entre todas as modalidades azuis e brancas, durante a sua presidência, já festejou a conquista de mais de 1200 troféus. No futebol sénior, conduziu o FC Porto a 63 dos 79 títulos nacionais e aos sete internacionais que constam no palmarés dos dragões. Por tudo isso, é constantemente aclamado pelos adeptos do FC Porto e, depois da amanhã, frente ao Benfica, é muito provável que a plateia do Dragão lhe cante os parabéns.
É por estes motivos, que a história de Pinto da Costa muitas vezes se confunde com a do clube. O presidente celebra este aniversário com a equipa de futebol onde a gosta de ver, no topo da liga, mas também com polémicas à mistura, devido às suspeições criminais que lhe tocam no âmbito da Operação Prolongamento.
O dirigente ocupa desde 1982 a presidência do FC Porto, tendo conquistado 63 títulos nacionais e sete títulos internacionais no futebol.
Recorde-se que em 2020 foi eleito para o 15.º mandado consecutivo.