Pioneirismo de médico portuense Barreto Guimarães destacado pelo The Guardian

Crente de que "a poesia tem uma capacidade única de ajudar os estudantes a relacionar-se de forma holística com os pacientes, em oposição a vê-los como um problema médico a resolver", João Luís Barreto Guimarães fez nascer, no curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, a disciplina de Introdução à Poesia. O pioneirismo do médico e poeta, vencedor do Prémio Pessoa e distinguido pelo Município do Porto com as Medalha de Mérito,  chegou, agora, ao The Guardian.

"Numa cada vez mais transacional cultura de cuidados de saúde, a iniciativa sinaliza a crença na prioridade de um serviço centrado nas pessoas e nas noções antigas da capacidade de comunicação dos médicos", escreve o jornal britânico.

Em entrevista à publicação, o médico portuense de cirurgia plástica e reconstrutiva, especializado em cancro da mama, explica que mostra aos alunos "poemas que falam de empatia, compaixão, solidariedade e outros valores humanísticos similares que os médicos deviam esforçar-se por ter quando estão em frente a um paciente".

Com vários livros publicados, o médico considera que "cortar palavras durante a edição é um pouco como eliminar um tumor com o meu bisturi". "Poemas sobre cenários médico-paciente ou ambientes familiares de saúde, por exemplo, oferecem aos alunos uma ponte fácil para seus estudos diários", acrescenta o The Guardian.

A lição a apreender é a de que existe uma pessoa para lá do paciente. "Hoje em dia", sublinha João Luís Barreto Guimarães, "os médicos, muitas vezes, não têm tempo para parar e pensar, e tudo se reduz, rapidamente, ao técnico e mecânico". "O que tento transmitir aos alunos é que, tal como acontece com um poema, cada um dos seus pacientes é único", partilha.

O jornal escreve que a disciplina no ICBAS também pode contribuir para "iniciar conversas sobre a montanha-russa emocional envolvida em ser médico e ajudar os alunos a saber lidar com o trabalho".

Desde a introdução da cadeira de Poesia, João Luís Guimarães Barreto tem recebido vários convites para lecionar escolas de medicina do país.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
“Município não tem competências de emissão de licenciamento de obras de Estado” sublinha Moreira
1/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025