Pioneirismo de médico portuense Barreto Guimarães destacado pelo The Guardian

Crente de que "a poesia tem uma capacidade única de ajudar os estudantes a relacionar-se de forma holística com os pacientes, em oposição a vê-los como um problema médico a resolver", João Luís Barreto Guimarães fez nascer, no curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, a disciplina de Introdução à Poesia. O pioneirismo do médico e poeta, vencedor do Prémio Pessoa e distinguido pelo Município do Porto com as Medalha de Mérito,  chegou, agora, ao The Guardian.

"Numa cada vez mais transacional cultura de cuidados de saúde, a iniciativa sinaliza a crença na prioridade de um serviço centrado nas pessoas e nas noções antigas da capacidade de comunicação dos médicos", escreve o jornal britânico.

Em entrevista à publicação, o médico portuense de cirurgia plástica e reconstrutiva, especializado em cancro da mama, explica que mostra aos alunos "poemas que falam de empatia, compaixão, solidariedade e outros valores humanísticos similares que os médicos deviam esforçar-se por ter quando estão em frente a um paciente".

Com vários livros publicados, o médico considera que "cortar palavras durante a edição é um pouco como eliminar um tumor com o meu bisturi". "Poemas sobre cenários médico-paciente ou ambientes familiares de saúde, por exemplo, oferecem aos alunos uma ponte fácil para seus estudos diários", acrescenta o The Guardian.

A lição a apreender é a de que existe uma pessoa para lá do paciente. "Hoje em dia", sublinha João Luís Barreto Guimarães, "os médicos, muitas vezes, não têm tempo para parar e pensar, e tudo se reduz, rapidamente, ao técnico e mecânico". "O que tento transmitir aos alunos é que, tal como acontece com um poema, cada um dos seus pacientes é único", partilha.

O jornal escreve que a disciplina no ICBAS também pode contribuir para "iniciar conversas sobre a montanha-russa emocional envolvida em ser médico e ajudar os alunos a saber lidar com o trabalho".

Desde a introdução da cadeira de Poesia, João Luís Guimarães Barreto tem recebido vários convites para lecionar escolas de medicina do país.

 

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A magia das luzes de Natal chegam este sábado à Avenida dos Aliados
26/11/2025
Arrancou a obra do elevador que ligará a Rua da Restauração aos Jardins do Palácio de Cristal
26/11/2025
“UM ERRO” NA ALEMANHA OU CORRUPÇÃO?
25/11/2025
Histórico Shopping Brasília comemora 49 anos a pensar no futuro
25/11/2025
Veículos pesados vão deixar de pagar portagens na CREP para aliviar trânsito na VCI
25/11/2025
“Insuficiência dos apoios atribuídos ao cuidador principal” do cancro pediátrico
24/11/2025
Bicampeões Nacionais de Hóquei em Patins derrotados em Lisboa
24/11/2025
A Beleza da Liturgia e o Êxodo dos Fiéis
21/11/2025
A magia das luzes de Natal chegam este sábado à Avenida dos Aliados
26/11/2025
Arrancou a obra do elevador que ligará a Rua da Restauração aos Jardins do Palácio de Cristal
26/11/2025