Plano de Contingência no Porto para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo

Devido ao alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relativamente às baixas temperaturas que se farão sentir nas próximas noites, o Município do Porto, em coordenação com a Proteção Civil Municipal, vai acionar o nível dois – amarelo – do Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo durante dois dias.

A resposta será dada através da abertura do Centro de Acolhimento de Emergência do Hospital Joaquim Urbano, com 30 camas disponíveis, assim como das estações de metro do Campo 24 de Agosto e da Casa da Música durante a noite.

De acordo com o IPMA, as temperaturas no Porto deverão chegar aos 3°C esta segunda-feira e baixar para 1°C na terça-feira. O nível amarelo do plano municipal é acionado quando os valores diários da temperatura mínima se apresentam inferiores a 3°C, ao longo de dois ou mais dias consecutivos.

As equipas de rua reforçam, ainda, a entrega de bebidas quentes por esta franja da população, assim como alimentos e cobertores, mediante rotas predefinidas.

Nestas situações, de acordo com o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, recentemente atualizado, caberá à Polícia Municipal e ao Regimento de Sapadores Bombeiros apoiar as equipas de rua com recursos humanos e veículos, garantir condições de segurança às equipas de rua, regulando, quando necessário, o trânsito rodoviário e pedonal nas áreas de atuação e colaborar no transporte de pessoas em situação de sem-abrigo, de acordo com as disponibilidades no momento.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026
Exploração do bar/cafetaria que servirá o Campo Prof. Joaquim Novais em consulta pública
3/02/2026
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Município mobiliza portuenses na ajuda às vítimas afetadas pelo mau tempo na Região Centro
2/02/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026