Porto abre candidaturas para bolsas de apoio a curtas e longas-metragens realizados na cidade

A Câmara Municipal do Porto aprovou, na segunda-feira, em reunião do Executivo, a atribuição de cinco bolsas, no valor de 20.000 euros cada, no âmbito do programa Filmaporto — film commission.

As bolsas são dirigidas a curtas e longas-metragens de ficção, documentário ou animação, cinema experimental, vídeo-ensaio e séries. A fase de candidaturas decorrerá até 3 de junho.
Nesta edição, e de acordo com a proposta aprovada pela Câmara Municipal do Porto, há cinco bolsas a atribuir, no valor de 20 mil euros cada. Estas destinam-se a “curtas e longas-metragens de ficção, documentário ou animação, cinema experimental, vídeo-ensaio e séries”.
Pelo segundo ano consecutivo, serão atribuídas três bolsas Neves e duas bolsas Pascaud, modalidades de apoio dirigidas a diferentes candidatos e que devem o seu nome aos fundadores da Neves & Pascaud, a primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto.
À bolsa Neves poderão candidatar-se artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, enquanto a bolsa Pascaud é destinada a artistas, realizadores e produtores a residir fora do concelho.
As candidaturas serão avaliadas pelo júri composto por Ana Moreira (atriz e artista plástica), Joana Gusmão (produtora e programadora) e Samuel Barbosa (realizador e produtor de cinema).
Este programa de apoio visa estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a contratação de empresas e técnicos ligados ao setor audiovisual da cidade.
Em 2021, de um total de 53 candidaturas admitidas a concurso, o júri selecionou os projetos “Quase me lembro”, de Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima, “O Pátio do Carrasco”, de André Gil Mata, e “A Hora da Estrela”, de Rita Barbosa, para a atribuição da bolsa Neves. A bolsa Pascaud foi concedida a “O Pão”, de Lúcia Prancha, e “Grito”, de Luís Costa.
Enquanto a bolsa Neves se destina artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, a Pascaud é dirigida a artistas, realizadores e produtores a residir fora do concelho.
Os interessados podem candidatar-se às bolsas da Filmaporto até ao dia 3 de junho, através da página oficial do programa. Estas serão avaliadas por um júri específico, composto por Ana Moreira, atriz e artista plástica, Joana Gusmão, produtora e programadora, e Samuel Barbosa, realizador e produtor de cinema.
Recorde-se que o programa “Filmaporto” visa estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a contratação de empresas e técnicos ligados ao setor audiovisual da cidade.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
VAMOS VOTAR, CONHECEMOS CADA ROSTO
7/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025
Boavista FC perde três pontos sem entrar em campo
6/10/2025
Radares da PSP | Porto | outubro 2025
3/10/2025
A arte desvenda os mistérios da espiritualidade
3/10/2025
Super Dragões e Colectivo Ultras 95 oficialmente reconhecidos pelo Clube
3/10/2025
Três detenções em operação especial de prevenção criminal na cidade do Porto
2/10/2025
Serviço de Informações de Segurança (SIRP) vai ter nova sede no Porto
2/10/2025
VAMOS VOTAR, CONHECEMOS CADA ROSTO
7/10/2025
Aeroporto do Porto com nova rota para Nova Iorque (JFK)
6/10/2025