Em
O Primeiro de Janeiro

12 Feb 2022, 0:00

146

Porto acolhe até 2026 "maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital" do mundo

A cidade do Porto acolhe até 2026 o "maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital", um protocolo de cinco anos entre a European Innovation Acdemy com a Universidade do Porto e a Câmara Municipal, segundo apurou o Porto Canal, no dia em que assinam esses vários protocolos na cidade.

Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, salientou o quão importante este projeto é para a cidade, afirmando que "une várias entidades relevantes num tema que é fulcral para o desenvolvimento da cidade", que tem estado "muito ligada aos temas da inovação e empreendedorismo".
O Vice-Presidente da autarquia explicou ainda que este protocolo "vai atrair centenas de estudantes, professores e pessoas de todo o mundo" e, destacou que certamente é um projeto que "irá criar riqueza na cidade".
A primeira edição realiza-se de 17 de julho a 5 de agosto de 2022, nas faculdades de Economia e de Engenharia da Universidade do Porto, juntando mais de 500 estudantes, de mais de 120 universidades internacionais, acompanhados por 100 mentores e oradores de todo o mundo.
“Tem sido propósito deste Executivo dotar a cidade de ferramentas inovadoras para criação de valor acrescentado e mais emprego qualificado”, destacou o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, durante a cerimónia de apresentação da EIA, que decorreu na Reitoria da U.Porto.
“Há um plano estratégico e de esforço contínuo da autarquia de ligação aos seus parceiros, de forma a promover a cidade como um todo”, frisou Filipe Araújo, destacando o papel desempenhado em todo este processo pela ScaleUp Porto.
As parcerias, “sólidas e produtivas”, entre a Câmara Municipal e a U.Porto foram destacadas pelo reitor da Universidade. António Sousa Pereira lembrou que “muitas startups foram criadas porque o Porto tem sabido atrair empresas que apostam no conhecimento e inovação, trazendo emprego qualificado e massa crítica”, aspetos também salientados pelo presidente da EIA, Alar Kolk.
Anualmente, a EIA vai trazer ao Porto centenas de estudantes, que, durante a época de verão, escolhem fazer formação internacional, uma prática muito comum, em particular, entre os estudantes americanos, permitindo, ao mesmo tempo, mostrar o que é feito no Porto.
Ao longo das três semanas, os participantes vão experienciar todas as etapas de criação e lançamento de projetos empreendedores com a ajuda de mentores e especialistas das universidades de Stanford U.C., Berkeley e Michigan, bem como de Sillicon Valley, de empresas como a Google, Amazon, Microsoft, Facebook e Uber.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Moreira fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo
19/06/2024
HBO escolhe a cidade do Porto para filmar a série "Favàritx"
19/06/2024
U.Porto agracia Ilídio Pinho com o título Honoris Causa
19/06/2024
Acompanhe a regata marítima no próximo fim de semana
19/06/2024
Azores Airlines apresenta novas rotas do Porto para a América do Norte
19/06/2024
O São João é no Sport
19/06/2024
Sobrevoe o Porto nas asas de um dragão a partir da Rua Sá da Bandeira
19/06/2024
Homem detido por posse der soqueira e navalha no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
19/06/2024
Moreira fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo
19/06/2024
HBO escolhe a cidade do Porto para filmar a série "Favàritx"
19/06/2024