“Porto de Arquitetura” com a "descoberta" das Residências Dom Pedro Quinto

O programa "Porto de Arquitetura" prosseguiu, no passado sábado, com mais uma visita, desta vez às Residências Dom Pedro Quinto, da autoria do arquiteto Adriano Pimenta. Cerca de 70 pessoas participaram na iniciativa, que incluiu uma conversa sob o tema “Reabilitação e Iniciativa Privada”.

Para além do autor do projeto, que orientou a visita, estiveram presentes o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, a CEO da Qualiv, Ziyou Tian, o diretor da obra, arquiteto Pedro Francisco, e os autores dos projetos de estruturas e paisagismo, António Adão da Fonseca e Rita Guedes.

As Residências Dom Pedro Quinto conjugam a recuperação de uma casa senhorial no centro do terreno, transformada em boutique hotel, com a construção de novas casas com várias tipologias e conceitos de habitação distintos, elaboradas no terreno, desenvolvido em socalcos.

Após a visita seguiu-se um debate sobre "Reabilitação e Iniciativa Privada", moderada por Francisco Paiva Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da Invenio Engenharia e membro da direção da Casa da Arquitectura, e que contou com as presenças de Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura, Ziyou Tian, CEO da Qualiv, Adriano Pimenta, autor do projeto, e António Gil Machado, diretor do Iberinmo Grupo.

O “Porto de Arquitetura”, programa desenvolvido, em conjunto, pela Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura, prossegue, em julho, com a "descoberta" da Torre "Hoso – BigCity Porto Asprela". Todas as visitas são guiadas pelos arquitetos autores das obras e começam sempre às 16 horas. No final de cada visita, haverá lugar a uma conversa com um conjunto de personalidades ligadas às obras.

O acesso às visitas e aos debates é feita por ordem de inscrição. Para cada visita, as inscrições são anunciadas nas redes sociais do evento.

 

20 de julho I 16 horas
Hoso - BigCity Porto Asprela
Visita conduzida pelo coletivo OODA

27 de julho I 16 horas
Universidade Lusíada
Visita conduzida pelo arquiteto José Mendes Godinho.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024