Porto e Lisboa acolhem primeiras Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial de Portugal (INPI), em colaboração com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organiza as primeiras Jornadas Lusófonas de Propriedade Industrial, nos dias 23 e 24 de junho, que terão lugar em Lisboa e no Porto, respetivamente.

O evento pretende “promover a transferência de conhecimento, o contínuo aperfeiçoamento e a valorização dos quadros das entidades nacionais que detêm a responsabilidade da atribuição de Direitos de Propriedade Industrial, através de uma partilha regular de experiências, da discussão e da reflexão de temas de interesse comum”, refere o INPI.
Contando com a participação do Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, na sessão de abertura do evento e com a Ministra da Justiça de Portugal, Catarina Sarmento e Castro, na sessão de encerramento, estas jornadas vão “reunir as diferentes instituições internacionais com competência na área da Propriedade Industrial e os representantes dos Offices de PI dos Estados-Membros da CPLP em torno da temática da Propriedade Industrial na Lusofonia. Irão marcar presença no evento o Diretor-Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Presidente do Instituto Europeu de Patentes (EPO) e o Presidente do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO)”.
Em Lisboa, na sede da CPLP, no dia 23 de junho, serão “abordados temas como o papel da PI enquanto motor de recuperação e alicerce de cooperação na CPLP, a utilização dos direitos de PI no processo de internacionalização, a proteção das Denominações de Origem e Indicações Geográficas, a importância da PI para as Pequenas e Médias Empresas e o empreendedorismo nas camadas mais jovens”, anuncia o INPI.
No Porto, no dia 24 de junho, o “acolhimento será feito pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), numa sessão que irá, sobretudo, abordar a temática da proteção nacional e internacional das Denominações de Origem do Porto e Douro”.
Este evento, que será realizado em formato híbrido, é reservado aos dirigentes dos institutos da CPLP e outros quadros das entidades nacionais que detêm responsabilidades na atribuição de direitos de propriedade industrial, bem como a outras entidades que trabalham a temática da Propriedade Industrial.
Este primeiro encontro será transmitido em direto no canal de Youtube do INPI.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024