4 Oct 2024, 9:24
180
Mais um prémio a distinguir o Porto entre as cidades europeias. Desta vez, o reconhecimento veio dos World Culinary Awards que lhe atribuíram o galardão de Melhor destino Gastronómico Emergente da Europa.
A oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia levaram a votação a colocar o Porto à frente das cidades de Batumi (Geórgia), Berlim (Alemanha), Cannes (França) e Dubronvik (Croática).
Os World Culinary Awards procuram reconhecer e premiar a excelência na indústria gastronómica.
Este prémio é o reflexo da aposta que o Município tem feito neste setor, através de iniciativas das quais se destaca o projeto Global Kitchen, a “viagem gastronómica à volta do mundo” que tem trazido à cidade grandes nomes da culinária internacional.
Recentemente, o projeto foi apresentado num dos mais antigos e prestigiados eventos do setor do Brasil, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, para o qual o Porto o primeiro convidado internacional.
No final do ano passado, a cidade marcou, igualmente, presença no Fórum Mundial de Turismo Gastromómico, uma iniciativa conjunta da Organização Mundial de Turismo e do Basque Culinary Center.
O investimento do posicionamento da cidade a nível internacional neste segmento, que constitui um dos eixos da Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto, tem sido feito em conjunto com diversas entidades, entre elas o Turismo do Porto e Norte, e levou a que o Porto fosse, recentemente, escolhido como anfitrião da gala do Guia Michelin que, em 2025, voltará a distinguir os melhores restaurantes nacionais.
De acordo com a organização, "a escolha do Porto confirma a riqueza turística, cultural e gastronómica da região do Porto e Norte, um destino capaz de atrair tanto 'gourmets', como viajantes em busca de cultura e autenticidade".
Fonte: CM Porto
Foto: gastronomia-porto