Em
O Primeiro de Janeiro

3 Oct 2023, 0:00

135

Porto marca presença no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico

O Município do Porto foi selecionado para estar presente no Culinary Plaza no âmbito do Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, uma iniciativa conjunta da Organização Mundial de Turismo e do Basque Culinary Center (BCC), que terá lugar Em San Sebastian (Espanha), entre os dias 5 e 7 de outubro.

Promovendo internacionalmente a cidade no segmento da gastronomia e dos vinhos, que constitui um dos eixos da Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto, a Invicta apresentará no Culinary Plaza o prato filetes de polvo com arroz do mesmo, como forma de ligação ao Atlântico, à tradição e cultura, pelo chef portuense Vasco Coelho Santos, nomeado Chef do Ano 2023 e detentor de uma Estrela Michelin.

O Porto estará representado, entre outros destinos de diferentes zonas geográficas, como a Arábia Saudita, o Botswana e o Zimbabué, numa área aberta a todos os participantes do fórum, bem como ao público em geral, onde cada destino promoverá a sua identidade cultural e gastronómica.

Paralelamente, será feita uma apresentação da cidade, como destino de turismo enogastronómico, com um conceito de uma conversa à volta da mesa “Sharing Our Table, Sharing Our City”.

Segundo Catarina Santos Cunha, vereadora com o Pelouro do Turismo e Internacionalização da Câmara do Porto, “ser um dos poucos eleitos para participar nesta iniciativa da Organização Mundial do Turismo e do Basque Culinary Center, representa não só o reconhecimento do Porto como um importante e autêntico destino gastronómico, mas também uma excelente oportunidade de reforço do posicionamento internacional do Município neste segmento, com um importante impacto na economia da cidade. Tudo isto num dos principais centros gastronómicos do mundo”.

O 8.º Fórum Mundial de Turismo Gastronómico pretende fomentar a troca de experiências entre especialistas em turismo e gastronomia, identificar boas práticas e promover o turismo gastronómico como um fator de desenvolvimento dos destinos.

Será um espaço de networking, partilha de experiências e colaboração, onde a gastronomia se apresenta como expressão cultural, símbolo identitário e fator de pertença, que contará com aproximadamente 500 participantes, incluindo representantes do governo, assim como das autoridades regionais e locais do turismo, representantes do setor privado, chefs e proprietários de restaurantes, academia e membros afiliados da Organização Mundial de Turismo.

Centrado nas ligações entre o turismo, a gastronomia e os produtores, com vista ao desenvolvimento rural, à preservação do património cultural e natural, bem como fomentando a sustentabilidade e ainda melhorando a experiência turística de forma inovadora, esta presença reforçará a estratégia de promoção do Porto e da Região Norte.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024
Dois homens detidos crime de contrafação na baixa do Porto
19/07/2024
Largo do Amor de Perdição recebe “FC Porto na Baixa”
19/07/2024
Muros da Rua de Miragaia vão ser reabilitados e reparados
19/07/2024
Porto Business School e Católica Porto Business School no MBA Ranking 2024
19/07/2024
Estádio do Dragão com novas regras de acesso
19/07/2024
Detido jovem de 16 anos por suspeita de pornografia de menores no Porto
19/07/2024
CCDR-N e Irmandade com protocolo para reabilitação da Torre dos Clérigos
19/07/2024
Cristina Planas Leitão cessa funções no Teatro Municipal do Porto
19/07/2024