Porto na corrida a Capital Europeia de Turismo Inteligente para 2025

A Comissão Europeia anunciou, esta segunda-feira, os nomes das sete cidades pré-selecionadas para o prémio Capital Europeia de Turismo Inteligente 2025, com o Porto a integrar a lista. O título será entregue à cidade que demonstrar “um empenho excecional em moldar o futuro do turismo sustentável e inovador”.

Depois de uma análise a 21 cidades candidatas, os finalistas pré-selecionados para a Capital Europeia de Turismo Inteligente 2025 são o Porto (Portugal), Bruxelas (Bélgica), Génova (Itália), Konya (Turquia), Lahti (Finlândia), Lviv (Ucrânia) e Turim (Itália).

No caso da Invicta, a Comissão Europeia destaca "o compromisso da cidade com a sustentabilidade" e dá alguns exemplos de projetos impulsionados pelo Porto que ajudam a "equilibrar o crescimento do turismo com a conservação ambiental".

O órgão comunitário assinala o sucesso do projeto Asprela+Sustentável, que descreve como uma "comunidade energética, que apoia a meta da cidade de reduzir sua pegada de carbono". A Comissão Europeia sublinha ainda que "a rede de transporte público da cidade, que inclui veículos híbridos, elétricos e movidos a gás natural comprimido, reduziu muito o número de carros nas ruas".

Um dos projetos referenciados pela Comissão Europeia foi também o Tour4all, pois "garante que todos os visitantes podem aproveitar as ofertas culturais do Porto".

No que diz respeito à inovação digital, a instituição escreve que o Porto "está na vanguarda do turismo inteligente", uma vez que, além de caminhar a passos largos para no âmbito tecnológico, também se preocupa em fazer notar os negócios locais e tradicionais, através de programas como o Shop in Porto e os Bairros Comerciais Digitais.

O órgão liderado por Ursula von der Leyen descreve ainda o Porto como uma cidade que "oferece aos visitantes a experiência de caminhar por um museu a céu aberto”, destacando a estratégia de turismo que se foca em dispersar os fluxos de visitantes para áreas menos movimentadas. Através da aposta em projetos como o Curated Porto, refere a Comissão Europeia, a Invicta "continua a oferecer uma gama diversificada de experiências culturais e naturais, garantindo um equilíbrio entre celebrar seu passado e olhar para o futuro".

Expansão da visibilidade da cidade

Nos dias 26 e 27 de novembro, as cidades pré-selecionadas serão convidadas a apresentar as suas propostas perante um júri determinado pela Comissão Europeia.

O prémio final será composto por "um apoio alargado ao nível da comunicação e da imagem de marca" do destino, o que vai incluir um vídeo promocional e a implementação de campanhas personalizadas destinadas a aumentar a visibilidade da cidade a nível global.

Desde 2018, o concurso Capital Europeia de Turismo Inteligente tem sido uma plataforma para destacar práticas excecionais na área do turismo. Dublin foi a cidade vencedora em 2024.

A Capital Europeia de Turismo Inteligente é uma iniciativa da UE que recompensa as cidades pelas suas abordagens inovadoras em áreas como acessibilidade, digitalização, sustentabilidade, património cultural e criatividade.

 

Fonte/Foto: CM Porto

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Autoridade Marítima Nacional auxilia embarcação à deriva no rio Douro
21/04/2025
FC Porto Basquetebol triunfa em casa da Ovarense
21/04/2025
A intoxicação dos adolescentes
17/04/2025
Diocese do Porto explica que permutas de imóveis não visam fazer dinheiro
17/04/2025
Torneio Internacional de Minibasquete Manuel Nunes joga-se este fim de semana
17/04/2025
"Parece normal que alguém olhe para aquele projeto (TGV) e pergunte se aquilo faz algum sentido", refere Moreira
16/04/2025
Casa da Música celebra 20 anos com concertos gratuitos em vários locais da cidade
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Autoridade Marítima Nacional auxilia embarcação à deriva no rio Douro
21/04/2025
FC Porto Basquetebol triunfa em casa da Ovarense
21/04/2025