25 Oct 2023, 0:00
183
O Boulder (escalada de vias curtas até quatro metros, também denominados problemas ou blocos) é muito mais que uma tendência. E em Portugal veio para ficar, já que soma e segue no número de praticantes, justificado também pelo número de espaços criados para a prática deste desporto. O Porto não é exceção.
No nº 312 da Rua de Godim, em Campanhã, está situado o São Rock Escalada Indoor, primeiro ginásio de escalada indoor da cidade. E é neste espaço que, no sábado, 28 de outubro, são esperados mais de 100 atletas a competir pelos lugares cimeiros do boulder nacional. Refira-se que o Open de Escalada em Bloco é uma competição que integra o calendário oficial da recém-criada Federação Portuguesa de Escalada de Competição (FPME).
Este será um formato aberto a desportistas masculinos e femininos, federados e não federados, no qual podem igualmente participar atletas estrangeiros, como é o caso de Jordi Poles, vice-campeão francês de escalada.
O dia seguinte, domingo, será aberto a quem queira sentir o gosto da escalada. Para tal, os blocos que serviram para o arranque da competição no sábado serão os mesmos, independentemente do grau de dificuldade, isto para que “todos os participantes sintam o gosto especial da competição. Desta forma acreditamos estar a criar massa crítica para que futuros atletas tenham vontade de integrar a fileiras do boulder nacional”, adiantou-nos Luísa Xavier, responsável pelo São Rock Escalada Indoor, também ela praticante de escalada há mais de uma década.
De relevar que esta competição terá um prémio no valor de dois mil euros que será distribuído, de igual forma, aos três primeiros classificados de ambas as categorias, masculino e feminino.