Portugal é o 10º país da UE com decisões judiciais cíveis e comerciais mais lentas

Portugal é o 10.º país membro da União Europeia (UE) onde os tribunais demoram mais tempo a resolver os processos cíveis e comerciais.

Esses dados foram divulgados pela Comissão Europeia no 2022 EU Justice Scoreboard, um documento que fornece dados comparativos entre os estados membros sobre a eficiência, qualidade e independência dos sistemas de justiça
Portugal ocupa o 10.º lugar na União Europeia com o maior atraso judicial em processos cíveis e comerciais (cerca de 300 dias), entre os estados membros para os quais existem dados disponíveis, sendo a Itália o país com mais tempo (duas vezes mais do que em português) seguido pela Hungria, França, Grécia, Malta, Espanha, Eslovénia, Polónia e Finlândia.
Uma das áreas avaliadas é a eficiência dos tribunais da UE, nomeadamente no que diz respeito à duração dos processos.
Portugal ocupa o 10.º lugar nos países da UE com mais atrasos nos tribunais em processos cíveis e comerciais (cerca de 300 dias), entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, sendo a Itália o país com mais tempo (mais o dobro do português) , seguidos pela Hungria, França, Grécia, Malta, Espanha, Eslovénia, Polónia e Finlândia.
A duração do processo refere-se ao tempo estimado (em dias) necessário para resolver um caso em juízo, ou seja, para se chegar a uma decisão em primeira instância. No caso de Portugal, este indicador de avaliação de processos cíveis e comerciais aumentou em 2020 depois de ter descido em 2019 para perto de 200 dias.
Segundo o comissário europeu para a Justiça, Didier Reynders, trata-se de “uma ferramenta de análise muito apreciada pela comunidade judiciária na Europa”, pois permite “identificar tanto oportunidades de melhoria como abordar riscos para os sistemas de justiça”.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Proteção Civil do Porto alerta para risco elevado de cheias devido à depressão Leonardo
5/02/2026
Homem detido por tentativa de homicídio de agente da PSP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
5/02/2026
Tenista turca Ayla Aksu vence torneio ITF W75 Porto
4/02/2026
Trânsito condicionado na VCI até ao dia 13 de fevereiro
4/02/2026
A PREOCUPANTE REALIDADE DAS REDES SOCIAIS
3/02/2026
Radares de Velocidade | Porto | fevereiro 2026
3/02/2026
Exploração do bar/cafetaria que servirá o Campo Prof. Joaquim Novais em consulta pública
3/02/2026
Chuva forte, vento intenso e queda de neve marcam esta semana na cidade
2/02/2026
Proteção Civil do Porto alerta para risco elevado de cheias devido à depressão Leonardo
5/02/2026
Homem detido por tentativa de homicídio de agente da PSP no Aeroporto Francisco Sá Carneiro
5/02/2026