Portugal é o convidado de honra da Bienal do Livro de São Paulo

Portugal é o país convidado de honra da Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2022, que decorre entre os dias 2 e 10 de julho.

Organizada pela Câmara Brasileira do Livro, a Bienal reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras de livros do Brasil, e apresentará uma programação cultural abrangente.
Estão entre os eixos do evento o “Salão de Ideias” (dedicado a temas contemporâneos), “Arena Cultural” (apresentação de bestsellers e realização de sessões de autógrafos), “Cozinhando com palavras” (projeto que associa gastronomia e literatura) e “Espaço Infantil”.
Uma frase de Valter Hugo Mãe dá o mote para a participação portuguesa: – É urgente viver encantado. “Um mote que expressa bem o reencontro e a partilha entre autores de língua portuguesa e o público brasileiro” divulga o Camões Instituto.
Portugal terá um stand de 500 m2 que inclui um auditório, uma livraria, um espaço infantojuvenil e uma zona multiusos, na qual serão apresentadas exposições com conteúdos diversificados.
A jornalista e escritora Isabel Lucas é a curadora da programação de Portugal.
A comitiva coordenada por Portugal integra 23 autores e chefs, e inclui a participação de escritores portugueses, dos PALOP e de Timor-Leste.
Entre os autores, fazem parte da comitiva Afonso Cruz, António Jorge Gonçalves, Dulce Maria Cardoso, Francisco José Viegas, Filipe Melo, Gonçalo M. Tavares, Joana Bértholo, José Luís Peixoto, Kalaf Epalanga, Lídia Jorge, Luís Cardoso, Maria do Rosário Pedreira, Maria Inês Almeida, Matilde Campilho, Paulina Chiziane, Pedro Eiras, Ricardo Araújo Pereira, Rui Tavares, Teolinda Gersão, Valério Romão e Hugo Mãe.
A anteceder o programa público, terá lugar, entre os dias 29 de junho e 1 de julho, a “Rodada de Negócios”, onde o setor editorial português marcará presença destacada com 10 editores convidados pela CBL.
A organização da presença portuguesa na Bienal é da responsabilidade do Camões Instituto, da DGLAB Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, do Turismo de Portugal e da AICEP, entidades que integram o Grupo de Trabalho Interministerial para a organização de Feiras do Livro internacionais, em colaboração com a Embaixada de Portugal no Brasil e com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo.
A Bienal Internacional do Livro é o palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do Brasil, que apresentaram seus mais importantes lançamentos para mais de 600 mil visitantes.
Além da grande oferta de livros, a Bienal do Livro ainda conta com uma programação cultural muito abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e mais.

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Entre no Museu do Carro Eléctrico e faça uma viagem mágica até 1928
12/07/2024
Alterado regulamento fiscal para apoiar investimento empresarial na cidade
12/07/2024
Estádio de Praia acolhe Circuito Nacional do Beach Teqball
12/07/2024
Porto Open está de regresso ao Monte do Aventino
12/07/2024
Corridas ilegais em plena luz do dia na Boavista
12/07/2024
“Os nossos adeptos foram absolutamente fundamentais nesta conquista”
12/07/2024
Município lança concurso para reabilitar ruas no Bonfim
12/07/2024
Homem detido por furto em viatura rua de Gonçalo Velho
12/07/2024
Entre no Museu do Carro Eléctrico e faça uma viagem mágica até 1928
12/07/2024
Alterado regulamento fiscal para apoiar investimento empresarial na cidade
12/07/2024