13 Aug 2025, 8:24
113
A Maracujália celebra, dia 23 de agosto, o seu 10.º aniversário, com 11 horas de programação (entre as 12 e as 23 horas), na Praça das Fontainhas. Neste "Dia da Lusofonia", a festa promete juntar música, arte e gastronomia, num evento de acesso gratuito.
E se a Maracujália faz anos, porque não celebrar, em pleno verão, com música, que une, ainda mais, os países de língua oficial portuguesa? A Praça das Fontainhas é o cenário para o "Dia da Lusofonia", tema escolhido, este ano, para completar mais um aniversário.
Segundo a organização, este será um "evento com a ambição de fazer a ponte entre Portugal, África e o Brasil, de forma positiva, criativa e colorida". Numa cidade cada vez mais multicultural, o evento procurará juntar as "as várias comunidades afro-brasileiras da cidade do Porto", destaca ainda, em comunicado.
Para além da gastronomia dos diferentes países, o ingrediente principal será a música, com sonoridades maioritariamente reggae que representam, "na perfeição, a positividade e a igualdade da cultura tropical da lusofonia".
Destaque no cartaz para as atuações de Mama Demba, DJ cabo-verdiano sediado em Lisboa, dos Real Rockers, coletivo portuense de sound system criado em 2013, e ainda de Nina Girassóis, DJ e produtora de São Paulo, no Brasil, que se destaca na cena do reggae e dub.
Do cartaz musical fará parte ainda Mutaca, artista de raízes africanas que transita entre a dança e a música, DJ Patife, uma lenda do drum'n'bass mundial, natural de São Paulo (Brasil), e que começou a carreira nos anos 90, Sah Mindelman, DJ natural de São Vicente (Cabo Verde), ativista cultural com foco no reggae roots e mensagens conscientes, Shaka Lion, nascido no Brasil e criado em Portugal, músico que cruza soul, hip-hop, afrobeat e reggae com batidas eletrónicas, e 3WA, projeto de Pedro Santos, produtor e DJ portuense especializado em dubstep, bass music e sub frequências hipnóticas.
A animar a tarde estará ainda o tradicional soundsystem instalado pelos "Mindel Reggae Soundsystem", coletivo originário de Cabo Verde e o único do género em Portugal com origem africana.
O "Dia da Lusofonia" da Maracujália tem entrada gratuita e será mais uma oportunidade para viver o verão na cidade fora de portas, com muita música e atividades com vista a valorizarem a multiculturalidade.
Fonte/Foto: CM Porto