21 Jul 2025, 8:24
58
A Praça Vandoma começou a sua atividade no passado sábado, 12 de julho, com "casa cheia". O novo equipamento municipal, que funciona ao sábado (todo o dia) e ao domingo de manhã, integra os feirantes da Feira da Vandoma, da Feira de Campanhã, da Feira dos Passarinhos e ainda agentes ocasionais. Com um total de 152 lugares para venda, dispõe ainda de alguns lugares vagos. O período de candidaturas está a decorrer.
O Município do Porto irá proceder à atribuição do direito de ocupação de um total de 38 lugares na Feira de Campanhã, agora também aberta a artigos usados, na nova Praça Vandoma, de acordo com dois editais recentemente publicados. As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 22 e 25 de julho, respetivamente.
Assim, serão atribuídos, pelo período de cinco anos, a contar da data de emissão do alvará, aqueles 38 lugares, através de sorteio a realizar no dia 13 de agosto, às 10 horas (24 lugares) e 11h30 (14 lugares), nas instalações da Polícia Municipal, sitas na Rua Júlio Couto, n.º 13, Porto.
Os interessados na ocupação dos lugares vagos poderão apresentar candidatura online no Portal do Munícipe ou, presencialmente, no Gabinete do Munícipe.
A Praça Vandoma irá ainda integrar, ao domingo, feirantes ocasionais que terão lugar no novo equipamento municipal.
Nesse sentido, está planeada uma campanha de comunicação com o mote "Campanhã espera por ti!", com o objetivo de captar todos aqueles que queiram vender artigos que tenham, em casa, e que não usem.
O Município do Porto pretende, assim, fazer da Praça Vandoma um espaço mercantil, que valoriza o negócio de rua, estimula o comércio sustentável e que promove o fortalecimento das redes de vizinhança, entre si, e com a comunidade em geral.
Fonte: CM Porto
Foto: CMP | André Rolo