4 Sep 2023, 0:00
181
Arriscamos dizer que o Estádio de Praia é já uma tradição dos dias do verão desportivo da cidade do Porto. Este ano, o município consolidou o Estádio de Praia como uma das grandes apostas desportivas e de lazer ao ar livre no período estival. A temporada de jogos de praia começou a 3 de junho e terminou a 4 de setembro. Para trás ficaram dias intensos de competições, convívio e muitas parcerias em dez modalidades de praia, algumas já habituais como o futebol, rugby, voleibol, andebol, ténis e futevólei, às quais figuraram outras modalidades, em estreia absoluta na arena do Estádio de Praia, como foram exemplo o hóquei, o teqball, o basquetebol 3x3 e o crosstraining, a última disciplina em destaque este fim de semana.
Pelo recinto, montado em frente à Praia Internacional do Porto, passaram 3300 atletas de todo o país, um número só possível com o contributo e a estreita colaboração do município com as federações e associações desportivas, cujas parcerias (11 nas competições e nove no âmbito da animação paralela) conseguiram assegurar momentos verdadeiramente únicos aos atletas e público presente. De relevar que, a grande maioria das competições mereceram a transmissão em direto em canais desportivos ou via live streaming nas redes sociais das respetivas federações e associações.
De ressalvar que, este ano, a temporada de desportos de praia no Estádio do Porto contou ainda com um vasto programa de animação paralela, também pensada e preparada pela Ágora, e que resultou na demonstração de seis modalidades desportivas (teqball, freestyle football, esgrima, bike trail, bicicleta, xadrez) e momentos de diversão com exibições de capoeira, beatbox, pintura de t-shirts e gaitas de foles.
O Estádio de Praia contou, este ano, com um investimento total de 215 mil euros. Esta é uma iniciativa da Câmara do Porto, implementada pela empresa municipal Ágora.