Em
O Primeiro de Janeiro

12 Jun 2022, 0:00

220

Preços do vinho vão subir pelo menos 10% no segundo semestre

Estimativas são da ACIBEV, que alerta também para o problema crónico do envelhecimento da mão de obra no setor que, de momento, tem uma média de idades de 65 anos.

Os preços dos vinhos devem subir pelo menos 10% no segundo semestre deste ano, estimam os produtores vitivinículas, sublinhando que o aumento e a escassez de produtos essenciais estão também a levar várias empresas a considerar sair do negócio. “As empresas têm-nos dito que o aumento vai ser inevitável, por causa do encarecimento das matérias-primas”, garante Ana Isabel Alves, diretora executiva da Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal.
Esta associação, que representa cerca de oitenta produtores nacionais, garante que o aumento dos preços só pode ir até certo nível e não pode fazer com que o consumidor seja obrigado a escolher entre uma garrafa de vinho ou outro produto. “O aumento não é elástico, só se pode aumentar até a um certo ponto, senão o consumidor, com menos dinheiro na carteira, acaba por ter de prescindir do vinho em detrimento de outros produtos de primeira necessidade”.
Em causa, explica a diretora executiva da ACIBEV, está o aumento “brutal do custo do vidro, na ordem dos 40%”, mas também o cartão, as paletes e os materiais agrícolas, como o adubo, ficaram “significativamente mais caros”. Outro produto que tem gerado preocupação junto das empresas são os contentores, essenciais na época das vindimas e que hoje “custam cinco vezes mais” e estão cada vez menos disponíveis.
Para além disto, esta associação alerta para “um problema crónico” relacionado com a mão de obra no setor e o envelhecimento progressivo dos profissionais. É que “a média de idades ronda os 65 anos e o trabalho agrícola não é atrativo, o que leva os mais novos a ir para a cidade em busca de trabalhos em fábricas e empresas. 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026
PJ detém suspeito de raptar filha de três anos na cidade do Porto
30/01/2026
Sapadores do Porto em Leiria para ajudar a repor a normalidade após tempestade
30/01/2026
Frentes ribeirinhas até aqui sob alçada da APDL vão mudar de gestão
29/01/2026
Fevereiro tem uma longa história para descobrir no Museu FC Porto
29/01/2026
Domus Social revela medidas implementadas e define prioridades para o futuro da habitação
28/01/2026
Túneis da cidade em manutenção até quinta-feira
28/01/2026
Clube dos Pensadores recebe André Ventura, candidato presidencial
30/01/2026
Seguir Cristo é recusar a lógica do confronto
30/01/2026