21 Mar 2022, 0:00
130
O Presidente da República apelou à união de todos por “um Portugal diverso, menos desigual e mais inclusivo”, por ocasião do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, que hoje se assinala.
"Que o preconceito dê lugar à amizade e compreensão mútua, animosidade à boa vizinhança, desconfiança à abertura ao que, em cada um, é diferente”, diz Marcelo Rebelo de Sousa, em mensagem publicada na página oficial da Presidência da República.
O chefe de Estado “destaca a importância de nos unirmos em torno do objetivo de um Portugal diverso, menos desigual e mais inclusivo, onde todos possamos aspirar às mesmas oportunidades e a um futuro mais próspero, mais justo e mais fraterno”, refere o texto.
Para Marcelo Rebelo de Sousa, “num tempo de desafios, ainda marcado pelos efeitos da Covid-19, pela guerra na Europa e pelo aprofundamento das desigualdades na sociedade portuguesa e no mundo”, é fundamental que os portugueses se concentrem no que os une e encontrar “terrenos comuns para o diálogo e a coexistência pacífica”.
O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial é comemorado anualmente em 21 de março.
Este dia foi estabelecido por uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas em 26 de outubro de 1966, tendo em vista os acontecimentos ocorridos em 21 de março de 1960. Nesse dia, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas em uma manifestação pacífica em Sharpeville , África do Sul, contra as leis que aprofundaram o apartheid.