2 Oct 2024, 10:36
233
Numa visita ao Centro de Atendimento à Vítima da Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade das Mulheres (ADDIM), no Porto, o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, deu a conhecer à ministra da Juventude e da Modernização, Margarida Balseiro, o trabalho que é feito na cidade neste âmbito.
Durante a visita, a governante teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela ADDIM no apoio a vítimas de violência doméstica e de género, bem como a sua intervenção na prevenção da violência junto de crianças e jovens em contexto escolar.
O vereador da Coesão Social destacou o trabalho que o Município tem desenvolvido nesta área, lembrando a recente criação da rede de referenciação e intervenção na violência doméstica e em contexto familiar do Porto, bem como o protocolo de cooperação para a igualdade e a não discriminação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
A ADDIM tem uma longa história de intervenção na Área Metropolitana do Porto (AMP), onde atua há 25 anos, integrando a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica.
O centro oferece apoio psicológico e social às vítimas, gerindo ainda dois apartamentos de transição para vítimas de violência doméstica, em parceria com a empresa municipal Domus Social.
Estas unidades, com capacidade para acolher até 15 pessoas, proporcionam às mulheres e aos seus filhos um espaço seguro para recomeçar longe do contexto de violência que vivenciaram.
Além do apoio direto às vítimas, a ADDIM tem trabalhado com diversos públicos-alvo, de diferentes faixas etárias, com vista à não banalização da violência, desconstrução de estereótipos de género e promoção de relações saudáveis.
A instituição intervém junto das escolas com alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário, através de projetos educacionais destinados à prevenção da violência no namoro e bullying nas escolas.
A presidente da Direção, Carla Mansilha Branco, sublinhou a importância da sensibilização e capacitação dos profissionais. "Refletimos conjuntamente sobre políticas públicas e sociais no combate à violência doméstica, salientando a importância da prevenção e da mudança de valores e atitudes sociais", notou.
A responsável também reforçou o compromisso da ADDIM em continuar a lutar contra a discriminação e a violência que afeta muitas mulheres.